Pesquise no BioLoukos

domingo, 13 de fevereiro de 2011

♫ Ele queria era falar com o presidente... ♪

Bem, para muitos de vocês não deve ser surpresa que eu sou profundo admirador do cantor Renato Russo, um gênio da música, e que sou fã incondicional da Legião Urbana. Pois bem, há uns 2 dias atrás vi algo que me deixou extraordinariamente alegre e satisfeito: “Faroeste Caboclo” vai virar filme em 2011!!! Essa que é uma das músicas mais marcantes do grupo e que tem uma das histórias mais bonitas que já ouvi irá ganhar uma adaptação para as telonas. Sabe quando você se pergunta “Pôxa, pq ninguém nunca fez um filme disso!?”.. então, era como eu pensava!! Pensei até em quem sabe um dia, ser diretor e fazer eu mesmo um filme a partir da música!! Kkkk... Então resolvi compartilhar com vocês, queridos leitores, o texto direto do HorrorShow Filmes.

'Faroeste Caboclo', música de Legião Urbana, vai virar filme!!

\o/
Uma das canções de rock mais inusitadas do país, 'Faroeste Caboclo', do inesquecível Renato Russo, ganhará as telas do cinema em 2011!

Fabrício Boliveira, Felipe Abib e Ísis Valverde interpretarão, respectivamente, João de Santo Cristo,Jeremias e Maria Lúcia, personagens centrais da trama de 'Faroeste Caboclo'.
Fabrício (João); Isis (Maria Lúcia); Felipe (Jeremias).



O longa-metragem será dirigido porRené Sampaio e produzido em parceria da Gávea Filmes e a Globo Filmes.

O líder da banda, Renato Russo, também ganhará um filme: 'Somos Tão Jovens'.

'Faroeste Caboclo' estreia ainda em 2011.

“E João não conseguiu o que queria quando veio pra Brasília com o Diabo ter! Ele queria era falar com o presidente, pra ajudar toda essa gente, que só faaaz...
[hahaha... hêêêy...]

SOOOOO-FREEER!!!!!!”


Para outros fãs como eu, aqui vai o link de um vídeo da Legião Urbana cantando Faroeste Caboclo em seu show acústico-póstumo. Uma das melhores, na minha opinião!! Se gostarem, comentem!! >.<


http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=61tO94NjRoI

POSTADO por Eduardo Sousa  d-.-b

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

“VENHA VER O SOL”

Por que do vazio humano?
Quem nunca sentiu aquele vazio no peito? Uma espécie de buraco negro que nos consome de dentro pra fora, corroendo a alma e dilacerando nossa paz interior?
Desconheço aquele que nunca tenha sentido este vazio que descrevo! Tenho certeza, caro seguidor, que em algum momento de sua vida, por mais breve que possa ter sido, você já tenha compartilhado desta experiência triste! O que mais preocupa é que, o que em muitos casos o que começa com um pequeno buraco negro, uma leve melancolia, uma tristeza vaga e persistente, acaba por findar-se numa doença bastante comum nos tempos modernos: a depressão! É isso mesmo, a DEPRESSÃO, uma doença da alma que a muitos aflige, chegando mesmo a causar uma sensação de incapacidade, uma perda de interesse pela VIDA e que, em certas ocasiões, pode levar ao desejo de, e até mesmo, SUICÍDIO!!!
Você já parou pra pensar no que leva as pessoas a sentirem-se assim?
A vida está cheia de armadilhas, que são em muitos casos armadas por essa sociedade capitalista em que vivemos; por esse mundo que pouco a pouco, numa atividade recíproca, estamos destruindo! São motivos banais como não estar com o namorado(a) que gostaríamos, não ter a casa ou carro dos sonhos, tentativas de passar no vestibular, problemas na família, perda de entes queridos... O “mundo” anda tão complicado! Viver tem se tornado um grande desafio, e já não é extraordinário ver pessoas fracassarem; destruindo a si mesmo! Entretanto, em meio a tudo isso, há uma “saída” que em uma fração de segundos pode mudar-te para melhor! Uma “saída” que é óbvia, porém, difícil de encontrá-la. Uma “saída” que para muitos, como eu, é preciso de um guia, um anjo que o conduza ao seu ENCONTRO. Garanto que não é fácil aceitá-la, mas se assim o fizer, viver se tornará algo maravilhoso.
Talvez você não saiba exatamente do que estou falando, mas tenho certeza que aqueles que comigo estiveram neste último fim de semana (sexta, sábado e domingo – 04, 05 e 06/02/2011), compreendam sim a que “saída” estou me referindo. Vivenciar esta experiência é fantástico... Então fique atento à menor oportunidade e peço que a agarrem com todas as suas forças. Peço encarecidamente que não a deixem escapar!



Encerro esta postagem com um trecho de uma música que, por sua mensagem profunda, muito me comoveu naqueles três dias:
“SE O MUNDO NÃO TEM SIDO BOM PRA VOCÊ
SE VOCÊ SE SENTE TÃO SÓ
ABRA A JANELA DO TEU CORAÇÃO E VENHA VER O SOL...”

Dedico este post a todos os meus primos e primas, em especial aos AMARELOS: Monique Ayla, Graco Araújo, Igor Rezende, João Barbosa, Cledony Pereira, Suyanna Myrella, Tio Roter, Rafaella Maria e Valéria Sá.
POSTADO POR: Ronilson DuMont

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dona Baratinha...


Oi galera, hoje, aqui no BioLoukos vamos falar de um grupo de seres que geralmente causa nojo, caras feias, corre-corre e gritaria... estamos falando das BARATAS!!! Nesse post vc vai conferir um pouco mais sobre os hábitos, as diferenças de espécies e algumas curiosidades desses bichinhos que nos causam tanto repúdio.



“[Joe] BioLoukos e as baratas!!”



ORIGEM E CARACTERÍSTICAS:
Os animais pertencentes à Ordem Blattaria são atendidos, popularmente, pelo nome de baratas. Elas são encontradas em todas as partes do planeta, em diversos habitats, como no substrato de matas, ambientes aquáticos, desertos e cavernas. Registros fósseis indicam que esses insetos eram predominantes no Carbonífero (200 a 350 milhões de anos atrás), justificando o porquê desse período, muitas vezes, ser denominado “Age of Cockroaches” (em Inglês, baratas são chamadas de cockroaches).
Por volta de 1% desses animais, o que corresponde a aproximadamente 20 espécies, costuma viver e se reproduzir em esgotos, bueiros, domicílios e estabelecimentos. Cinco dessas espécies são encontradas nesses ambientes, em todo o mundo. São elas a Blatella germanica, Supella longipalpa, Periplaneta americana, P. australasiae e Blatta orientalis. Essas baratas são consideradas sinantrópicas, em virtude da relação próxima que possuem com a nossa espécie e podem transmitir a grande maioria das doenças causadas por bactérias, fungos e vermes.
As baratas atuais, quando comparadas às suas ancestrais, demonstram uma enorme capacidade de adaptação às mudanças ambientais, apresentando pequenas variações morfológicas.desde a sua origem até hoje as modificações mais acentuadas ocorridas nos corpos desses insetos foram: variação no padrão, numero de nervuras das asas e espinhos nas patas. Não foram elucidados, entretanto, quais os benefícios que essas modificações possam ter trazido para o processo de adaptação. Em geral são de coloração parda, marrom ou negra, porém existem espécies coloridas. Nas zonas tropicais, predominam as de cor marrom avermelhada, além das cores verde e amarela.
O formato e o tamanho variam dependendo da espécie, mas em gênero podemos dizer que as fêmeas são maiores que os machos, porém os machos têm as asas mais desenvolvidas. A maior barata tem aproximadamente 20 centímetros de comprimento. Já a menor cerca de 4 milímetros e por ser tão pequena, vive em ninhos de formigas. As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem lugares quentes. A alimentação é variada. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber e até um mês sem comer.


IMPORTÂNCIA:






As baratas podem ocasionar os seguintes problemas: atuar como vetores mecânicos (vírus, fungos, bactérias e protozoários) e biológicos (ser hospedeiro intermediário de vermes); reações alérgicas (contato com as fezes); inutilizar alimentos (deixam odor repugnante); roer/sujar roupas e livros; ser uma praga agrícola de relativa importância (roer raízes e atacar produtos armazenados); e psicológicos, por causarem sensação de asco e medo.
Apesar deste lado negativo, as baratas para muitos povos, atualmente e no passado, têm um lugar de destaque no folclore, encontrando se relatos em modinhas, superstições, jogos infantis, medicina popular, provérbios, adivinhações, ditados e na alimentação. Na medicina popular existem vários relatos de algumas espécies, principalmente Blatta orientalis, em serem usadas para curar várias doenças, como por exemplo: alcoolismo, asma, bronquite, cólicas intestinais, dores de cabeça e ouvido, furúnculos, gripe, entre outras. Alguns pesquisadores, em sua maioria russos e alemães, nos séculos 19 e 20 (a primeira metade) fizeram vários estudos para comprovar o efeito terapêutico das baratas, e em muitos casos havia. Na alimentação humana, para muitos povos orientais as baratas fazem parte de sua dieta, sendo comidas cruas ou cozidas. No Brasil, os índios Chocleng (Santa Catarina) apreciavam as baratas.


Além disso, as baratas são utilizadas como material didático em aulas de entomologia (anatomia), manutenção de criações de outros insetos, e como iscas para pescadores. Em ecossistemas naturais as baratas são importantes como fonte de alimento de diversas espécies de animais, como o “Loss” e o “Calixto”, e também por atuarem na ciclagem dos nutrientes (saprófagos).

Aqui vão as 4 espécies de baratas mais comuns:


1.       Barata Americana (Periplaneta americana)


Principais características:
→Apresenta-se na cor marrom avermelhada
→São voadoras
Gostam de lugares como porões, ralos, lixos e esgotos.
Comem de tudo.
Curiosidades: Têm grande atração por bebida alcoólica, em especial por cerveja.

2.       Barata Alemã (Blattella germânica)

Principais características
Apresenta-se na cor marrom claro.
→Não voam
→Come de tudo

→Gostam de áreas como banheiros e cozinhas 

Curiosidades: Vivem em bando e são muito comuns em grandes infestações.


3.       Barata Listrada (Supella longipalapa)



Principais características
→Possui duas manchas marrons amareladas nas asas.
→Vive isolada.
→Gosta de lugares quentes e úmidos
→Come restos de tudo
Curiosidades: Não são dependentes de lugares úmidos como a maioria das espécies. Algumas vezes são confundidas com a barata alemã.

4.       Barata Oriental (Blatta orientalis)

Principais características
→Apresentam-se nas cores marrom escuro e preto brilhante.
→São voadoras
→Gostam de lugares frios e úmidos como porões e ralos.
→Comem de tudo
Curiosidades: Os machos são maiores do que as fêmeas.

   
CONTROLE:
Inimigos naturais:
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados. Dentre os himenópteros, seis famílias se desenvolvem em ovos (exemplo: Evaniidae, Encyrtidae, Chalcididae e Eulophidae), e na família Sphecidae, principalmente as ninfas de baratas são paralisadas e colocadas no ninho destas vespas para servirem como alimento para as larvas.



Monitoramento:
Antes de tomar qualquer medida de controle, o monitoramento de um local é importante para verificar o nível de infestação, o número de espécies existentes, e a localização do foco de infestação.



Controle Químico:
Os inseticidas utilizados no controle de baratas como os pós-secos, formulações para pulverizações residuais e aerossóis são eficientes (para infestações pequenas e localizadas) e práticos de serem usados, causando uma morte rápida. Apesar destas características, em geral, esses produtos não se mostram eficientes, devido à má qualidade da aplicação, pelos produtos terem uma formulação e dosagens incorretas, da utilização em momentos inadequados (alta densidade populacional), condições climáticas inadequadas e pela evolução da resistência. Como conseqüências da resistência ocorre uma maior freqüência de aplicações, aumento da dosagem utilizada, substituições por outros produtos (em média, uma classe de inseticidas é perdida a cada 10 anos), aumento da contaminação do meio ambiente, eliminação de organismos benéficos e na elevação dos custos. Como uma nova metodologia, as iscas vêm sendo adotadas nos últimos anos com razoável sucesso, sendo compostas por uma parte atrativa (mel, açúcar ou soja) e outra do principio ativo (propoxur, triclorfom, malatiom, diazinom, clorpirifós ou fipronil). Em breve, outros tipos de princípios ativos serão utilizados, os IGRs (os juvenóides e os inibidores de síntese de quitina), sendo mais eficazes, devido à ausência de toxicidade para os vertebrados e de rápida degradação no meio ambiente.

Manejo do Ambiente:
A utilização de isca por si só não resolverá o problema, se um manejo adequado do ambiente não for efetuado. Este manejo consiste: na limpeza constante da casa (principalmente a cozinha); evitar o acumulo de lixo na cozinha e no banheiro; consertar vazamentos de água; vedar todas as frescas da parede, ou seja, realizar um bom acabamento da casa; telar janelas e portas; e colocar protetor nos ralos. Dependendo da situação, somente estas medidas são suficientes para manter o local ausente de baratas.


CURIOSIDADES!!!

As baratas são conhecidas por possuírem grande resistência. E esses bichinhos (ao contrário do que muitos pensam) são mais espertos do que parecem!
O cérebro das baratas está localizado em seu corpo e não na cabeça. Se por algum acidente natural (ou não!) elas perderem a cabeça podem viver até 9 dias totalmente decapitada. E seu triste final chega apenas pelo fato de que sem cabeça, elas não podem comer!
·         As baratas são capazes de suportar grandes doses de radioatividade: ainda estão sendo feitos estudos relacionados, mas pesquisadores acreditam que elas sobreviveram as bombas nucleares que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki.
·         Podem também sobreviver durante mais de um mês sem água. E acreditem! Em caso de necessidade podem absorver a umidade do ambiente através do corpo.
·         Até hoje existem pelo menos 3.500 espécies de baratas e a maioria de origem tropical e que vivem em exteriores. Preferem alimentos como grãos contendo amido, gorduras e açúcares e podem comer desde couro até alimentos pastosos. Geralmente estão ativas a noite e passam cerca 75% de sua vida em buracos, fissuras ou pequenas cavidades.
·         Interessantes é que as baratas são praticamente cegas, mas suas antenas são bastante poderosas e podem detectar vibrações, mudanças de temperatura, umidade e é assim que elas decidem sair correndo para se esconder do perigo. Conseguem perceber o perigo através de mudanças na corrente do ar à sua volta. Elas possuem pequenos pelos nas costas que funcionam como sensores, informando a hora de correr.
·         E o pior: são consideradas os principais vetores de transmissão de doenças ao homem através da contaminação de alimentos e utensílios de cozinha apenas por um simples contato. Estão comprovadas 32 doenças causadas por bacterias, 17 por fungos, 3 por protozoários e 2 por vírus, todas vindas de contatos com baratas!






POSTADO por Eduardo Sousa  d-.-b

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Atividades Musicais - IFPI Campus Flo

O IFPI Campus Flo está de volta a ativa, e uma novidade é que este ano teremos música! O coral já não é novidade; há quem lembre do grandeoso show de natal que tivemos no final do ano passado, que foi um sucesso,  entretanto, este ano teremos, além do coral, aula de intrumentos músicais, como teclado, violão, sax entre outros. Confira os detalhes abaixo!


CONVOCAÇÃO
Atividades Musicais - Semestre 2011.01
     Convocamos os alunos aprovados no teste seletivo 2010.02, nos cursos de prática de conjunto, teclado, violão e coral que procurem o professor Thiago Cabral entre os dias 08 a 11 de fevereiro de 2011 para reativarem suas matriculas para o semestre 2011.01.

  • LOCAL DAS MATRÍCULAS: Mini-auditório (antiga biblioteca).
  • HORÁRIOS:
    • Terça-feira (08/02/2011):
      • Manhã: 8h às 10h50min
      • Tarde: 14h às 18h50min
      • Noite: 19h às 21h.
    • Quarta e Quinta (09 e 10/02/2011:
      • Manhã: 8h às 12h
      • Tarde: 14h às 18h30min
      • Noite: 19h às 21h.
    • Sexta (11/02/2011):
      • Tarde: 14h às17h.
  • OBSERVAÇÃO: O não comparecimento no prazo estipulado subentenderá a desistência do mesmo. 

TESTE SELETIVO 2011.01
 
CURSOS:
  • Teclado;
  • Violão;
  • Canto Coral;
  • Flauta transversal;
  • Sax;
  • Clarinete;
  • Trompete;
  • Trombone;
  • Tuba.
PRÉ-INSCRIÇÃO P/ TESTES:
 
     SOMENTE NA SEGUNDA-FEIRA, dia 07/02/2011.
     ORIENTAÇÃO: Preencher formulário disponível com Gigi (manhã/tarde) e Val(noite), colocando o horário da prova numa das cinco turmas (no caso dos candidatos a instrumentos).

DATAS DOS TESTES SELETIVOS:
    • Terça-feira (08/02/2011):
      • Teste Vocal (Coral) - para alunos do campus e de externos.
        • Manhã: 8h às 10h50min
        • Tarde: 14h às 18h30min
        • Noite: 19h às 21h.
    • Quarta e Quinta (09 e 10/02/2011):
      • Instrumentos - Somente para alunos do Campus.
        • Manhã: 8h às 10h (Turma I) e das 10h às 12h (Turma II)
        • Tarde: 14h às 16h (Turma III) e das 16h às 18h (Turma IV)
        • Noite: 19h às 21h (Turma V).
IMPORTANTE:
     1-Para os candidatos ao Coral: Preparar uma canção completa a livre escolha, a capella ou com acompanhamento instrumental;
    2-Para os candidatos dos cursos de Instrumentos: Comparecer comtualmente na sala e levar lápis, borracha e caneta (teste de percepção musical com a todos).
    3-Início das Aulas: 14/02/2011




  • Um detalhe importante é que este ano, o CORAL estará aberto à comunidade em geral; logo aqueles que estiverem interessados em participar do coral, mas não forem internos ao IFPI poderão procurarar o INSTITUTO e realizar sua matricula.

Maiores informações com o professor Thiago Cabral.

NOTA DE FALECIMENTO

É com profunda tristeza que comunico a todos os nossos leitores e amigos que o corpo da senhora ISABEL OLIVEIRA, minha tia, foi encontrado nesta quarta-feira (02) às margens do Velho Monge. Isabel deixa 2 filhos e o marido, além de irmãos e parentes próximos que se comoveram bastante nos momentos que se deram desde o reconhecimento do corpo até o enterro que ocorreu ainda ontem. Chega então ao fim uma das historias mais dolorosas que já tive a oportunidade de acompanhar. É impossível de expressar em palavras o tamanho da tristeza que se abateu em todos que alí estavam. Tanto os familiares, quanto amigos, vizinhos e conhecidos... todas as pessoas que conheciam aquela mulher e que incansavelmente se puseram a procurá-la a partir do momento que souberam do seu sumiço até a hora da trágica noticia, todos sem excessão se comoveram com a cena dos dois irmãos, agora órfãos de mãe, se abraçando em meio a incontáveis lágrimas.

Apesar da tristeza que fica em nossos corações, os filhos de Dona Isabel, meus primos, ficam com a certeza de que é preciso ter forças para seguir em frente. E daqui em diante apesar de estarem sem a presença física da mãe, a sua presença em espírito jamais se afastará e estará olhando por eles ate o fim dos dias. Primos, contém conosco para o que precisarem. Tia, vá em paz!

Isabel e seus filhos


Toda essa trágica história me fez pensar muito sobre coisas que todos falam, mas só quem realmente sente na pele é que sabe como é. Em breve, postarei aqui algumas matérias com o meu ponto de vista desses assuntos.


POSTADO por Eduardo Sousa  d-.-b

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MULHER DESAPARECIDA!!

Oi pessoal, no domingo(30) minha tia, a senhora ISABEL OLIVEIRA saiu de casa e ate agora está desaparecida! A mesma sofre de depressão e foi vista pela ultima vez usando um vestido branco com vermelho nas proximidades da CECAL, destino PROJETO CASULO. Peço, encarecidamente, que todos rezem por ela e que se tiverem qualquer informação comuniquem a policia!! Nós familiares estamos muito preocupados.



Desde já agradeço a todos! Eduardo (89) 9411-5296

POSTADO por Eduardo Sousa  d-.-b