Nesta última semana, ao fiscalizar as provas finais da escola em que trabalho, tive a oportunidade de testemunhar as peripécias dos discentes daquela unidade de ensino público e percebi que lá há uns carinhas que são uns verdadeiros ninjas na arte de colar... Sério, fiquei bestificado com a ousadia e originalidade com que eles davam aquela famosa pesquisada básica no momento dos exames, entretanto, o que me deixou mais impressionado foi o cinismo que muitos deles tinham na hora driblar a atenção do docente que fiscalizava juntamente comigo... Claro que eu tive a oportunidade de ver cada movimento que eles faziam ao trocarem as informações, porém, não os entreguei à direção justamente pelo fato de eles estarem trabalhando em equipe. Fiquei admirado com a união deles neste momento tão difícil na vida dos estudantes...
Se você é um aluno desses que precisa dar aquela “trabalhada” no momento da prova, veja aqui uma pequena lista de dicas pra esse “momento tão importante” de sua vida (kkkk):
è COLANTE: Aquele que cola; COLADO: Aquele que passa a cola.
1º DICA - MÉTODO OLHÃO: Na hora da prova, como se você fosse a pessoa mais inocente do mundo, meio sem querer, deixe seu olho escorregar “inocentemente” por sobre a prova do vizinho, é importante lembrar que para isso você precisa ter uma boa memória para decorar pelo menos metade da prova e você ainda tem que ser muito discreto, a olhadinha não pode parecer que foi de propósito;
2º DICA - USE FRASES FÚTEIS: Simples e prático para usar nas questões objetivas (marcar x) é combinar com a galera de falar algumas frases do tipo: Nossa professor, a 7 tá difícil!! Ai, combinem antes o que cada característica significa, por exemplo:
COLANTE DIZ: A 2 tá muito difícil:
COLADO DIZ: Difícil?! - letra “A” muito difícil - letra “B” difícil demais - letra “C”... QUE MERDA!!
O código para a questão certa seria “QUE MERDA”, portando a questão certa é a letra “C”.
É importante que combine antes da prova qual que vai ser “o código mestre”.
3º DICA - MÉTODO DO RESUMO-AMIGO: O COLADO deve fazer um resumo da matéria correspondente e “esquecê-lo” debaixo da carteira. Aí o COLANTE entra em ação e dá um jeitinho que pegar o resumo-amigo. Se possível coloque outro papel no lugar do resumo-amigo para que o fiscal não dê falta do papel que foi deixado;
4º DICA - MÉTODO SINALISADOR: COLANTE e COLADO combinam em inventar um alfabeto (semelhando o dos surdos), para discutirem questões vitais na hora da prova sem que não atrapalhe a concentrações de ninguém, é claro. Muito usado com longas distâncias.
5º DICA - PÉZÃO: Esta aqui é um clássico entre os caras-de-pau (USEI MUIIIITO!!!). Semelhante ao SINALIZADOR, porém, utilizam-se os pés para sinalizar e com distâncias mais generosas.
Ex.: O COLANTE faz o sinal da questão que ele quer. Aí o COLADO bate o pé 2 vezes informando que é a alternativa 2 (ou letra “b”).
6º DICA – COLA DELÍCIA SAFADINHA: Essa é para as meninas. Consiste em colocar pequenos “lembretes” em partes em que os professores não ousariam meter as mãos (pelos menos não em público!!! (6) kkkk...). Exemplo: Entre a blusa e o sutiã; Em partes estratégicas da saia; Na calcinha... Enfim, usem a criatividade e o seu talento de menina safadinha! Kkk
7º DICA – DEIXE O NERD EM PAZ: Porra... Não seja idiota também, né?! O nerd estudou! Ele não precisa participar desse joguinho! Além do mais é um mérito dele ter as respostas, então não o incomode, a não ser se ele quiser por livre e espontânea vontade participar disto! Eu sei como é chato tá fazendo a prova e ter um otário enchendo o saco! Não que eu seja nerd, mais porque eu estudo e não gosto de colar! Passo a pesca de vez enquanto, mas só quando eu realmente tenho certeza de que não vou me prejudicar com isso. Então... pelo amor de Deus, só perturbe o “sabe tudo” se ele realmente estiver disposto a ajudar! Ele estudou e merece paz!
8º DICA – ESTUDE: Nunca dependa exclusivamente da cola! Apenas a use se realmente estiver precisando, se definitivamente não souber da questão e se estiver, de fato, precisando responder para adquirir uma determinada margem na média! Além do mais, fazer a prova sem estudar só presta pra dá merda... até porque num concurso/vestibular/profissão você realmente vai precisar do conteúdo estudado! E aí? Vai colar de onde?! Tá achando que na hora de um concurso/vestibular vai ter alguém pra passar a resposta pra você? Claro que não... até porque o cara do lado é seu concorrente! Ele tá ali pra conseguir uma vaga e quer mais é que você se f%ooo*dah!!! Então, se posso dar um conselho de amigo: ESTUDE! E MUITO!!!
9º DICA – PREPARE-SE: É importante que você esteja preparado para a aventura que é colar! Então, quando estiver no “campo de batalha”:
· Relaxe (mais não tanto);
· Não encare muito o professor (isso pode chamar a atenção dele);
· Não coce o saco (essa é uma atitude muito suspeita);
· Certifique-se de que o professor não está prestando atenção;
· Nunca se sente perto do fiscal, nem vá direto pro fundão, prefira locais próximos das paredes laterais, ou mesmo no meio da sala de aula (fundão já é suspeito! Cês sabem, né?!;
· Colas em grupões são mais fáceis de serem descobertas! Escolha um ou dois amigos de confiança pra “trabalhar” com você;
· Se achar que não foi bem na prova... Guarde a cola! Ela pode ser bem útil na recuperação!
10º DICA – AFASTE-SE DAS GOSTOSAS: Por último, mais não menos importante, afaste-se das GOSTOSAS. Sentar perto daquela delicinha é uma roubada! Ela pode acabar tirando sua concentração na hora da prova e até mesmo na hora de colar! Além do mais (e até onde eu sei) mulheres gostam de homens inteligentes!!! Afinal de contas... “O nerd de hoje é o bom marido de amanha!!!”
P.S: Não estou aqui pra ensiná-los a colar. Quem sou eu pra ensinar?... Eu nem costumo colar!!! Kkkk... A questão é: Se é pra colar... que seja com classe!!! Mais uma coisa... Colar em provas de concursos/vestibulares é CRIME!!! Você pode ser penalizado por lei!
POSTADO POR: Ronilson DuMont (ronilsondumont@hotmail.com)