Pesquise no BioLoukos

terça-feira, 9 de novembro de 2010

BULLYING

Este é um tema que eu tenho estudado bastante ultimamente, não que eu esteja sofrendo ou praticando tais atos, também não estou dizendo que nunca sofri bullying. Sim, sofri! Quando eu era mais jovem, nas aulas de educação física da escola, eu era sempre motivo de piadinhas e sarcasmos por não ser muito bom com esportes, principalmente futebol. O resultado foi que criei um trauma e não pratico esporte algum deste então. Outro caso que fez parte da minha vida, um caso recente, porém indireto, pois não fui eu a vítima, mas sim o filho de uma garota que estuda comigo, a Nicholle, entretanto acho melhor não comentar sobre o assunto. Bom... Não estou escrevendo esta matéria pra ficar mostrando quem ou comentando histórias de vítimas de bullying, mas sim pra informar e conscientizar um pouco das conseqüências de tais práticas, além do mais este tem sido o tema de algumas palestras que irei ministrar e também de um projeto que eu e outros acadêmicos iremos desenvolver em uma escola aqui de Floriano, a E. M. Prof. Barjonas Lobão.


Bullying (do inglês: tiranizar, maltratar, intimidar, ameaçar) é um termo usado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Existe também o agressor (bullie) que cometem agressão, porém, em determinados momentos também são vítimas de bullying pela turma.
O Bullying pode ser dividido em duas categorias, sendo:
1. Bullying direto – forma mais comum entre agressores do sexo masculino, caracterizado por agressão física à vítima, seja contra o corpo ou a propriedade desta;
2. Bullying indireto – também conhecida como agressão social, seria a forma mais utilizada por bullies do sexo feminino e crianças pequenas e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social, podendo ser por práticas como:
a. Espalhar comentários;
b. Recusar se socializar com a vítima e/ou intimidar outras pessoas que desejam se socializar com esta;
c. Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (religião, etnia etc).
O bullying escolar na infância é uma prática comum em várias culturas.




Os Bullies (os agressores), geralmente apresentam características comuns como personalidade autoritária, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar, facilidade em se enraivecer e usar de força bruta em acréscimo a comportamento agressivo.


Existem diversas formas de se praticar bullyng, dentre as quais, insultar a vítima, ataques físicos repetidos contra a vítima e/ou propriedade dela, obrigar a vítima a fazer coisas que ela não quer, ameaçando-a para que siga as ordens, cyberbullying, entre outras.

O cyberbullying é o ato de usar das tecnologias de informação, como
orkut, twitter, blogs, para promover bullying contra a vítima.














O bullying não é necessariamente criminalidade, entretanto configura atos ilícitos, não porque estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico, mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex. dignidade da pessoa humana), e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.




ABSURDO! Bully Scolarship, é um jogo que tem tornado o assunto ainda mais polêmico! A história do jogo se passa em uma escola de nome fictício “Bullworth Academy”, e para sobreviver e passar a fase do game o aluno virtual “Jimmy Hopkins” tem que executar tarefas como enfrentar, xingar, bater, perseguir e jogar bombas em alunos e professores autoritários. O objetivo do jogo e afrontar a todos até sair da escola interna. Para zerar o jogo o aluno virtual Jimmy, tem que MATAR sua mãe e seu padrasto.


POSTADO POR: Ronilson DuMont

Nenhum comentário:

Postar um comentário