O Biólogo na Praça (por Jair Feitosa)
Como orientador no projeto estou reescrevendo um texto sobre Educação Ambiental e sua relação com a educação ética em vista de ressaltar a necessidade da internalização de valores que visem mudanças no modo como nos relacionamos com o que nos proporciona a existência em sua forma primoridal: a natureza.
Após a presentação sucinta do projeto feita pelo professor DINIZ tivemos uma palestra (Educação Ambiental e Cultura Popular) com o professor WILSON SERAINE – Professor de Física, Diretor do Anglo Diferencial e professor no IFPI - Teresina.
Abaixo pode-se ler agora um resumo das atividades e os fundamentos do projeto.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPI Campus Floriano.
CURSO: Licenciatura Plena em Ciências BiológicasProjeto: A BIOLOGIA NA PRAÇA: O PAPEL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES.
FLORIANO – PIAUÍ - 2011
ÁREA TEMÁTICA: EXTENSÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA.
ÓRGÃOS ENVOLVIDOS: IFPI – Campus de Floriano e Comunidade de Floriano-PI
PÚBLICO ALVO: População de Floriano
PROFESSORES ORIENTADORES: Francisco Diniz , Francisco de Brito, Michelle Mara, Thiago Cabral, Iara Nolêto, Luiz Bonfim e Vilani Vasconcelos.
DURAÇÃO ESTIMADA: Dois meses
INTRODUÇÃO: O INSTITUTO FEDERAL do PIAUÍ, campus Floriano busca uma construção coletiva do aprendizado, onde envolva o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados que respondam às necessidades da vida contemporânea e que estes saberes precisam alcançar de modo direto a sociedade. Na área de Ciências Biológicas o aprendizado deve ser contínuo, possibilitando o exercício de reflexões, intervenções e julgamentos práticos.
O trabalho de extensão universitária possibilita uma interação dessa instituição de ensino, e em especial, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com a população fora dos muros do campus, Possibilitando que Os conhecimentos e tecnologias que, muitas vezes, passam despercebidos no seu cotidiano obtenham resultados práticos . Com isso, o aluno, futuro professor, o professor e a comunidade de Floriano, comecem a perceber que as ciências fazem parte da nossa vida de uma forma geral e não apenas dentro de uma sala de aula.
JUSTIFICATIVA: O mundo de hoje exige que sejamos cidadãos participantes, conscientes dos problemas, autônomos, capazes de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, devendo não somente perceber a realidade, como também participar e interferir, avaliando e identificando os problemas a fim de propor soluções. Para tanto, O movimento estudantil brasileiro nos últimos tempos vem passando por um processo de reestruturação e construindo uma forma alternativa de atuação política, por isso, foi criado o movimento nacional da biologia(MNBio) no âmbito dos encontros nacionais dos estudantes de biologia( ENEB). Esse movimento é apartidário, desvinculado de qualquer entidade estudantil, e baseado na integração e na participação. Nestes encontros procura-se tomar decisões consensuais, e uma das formas de atuação defendidas pelo MNBio, é a ação direta social, ou seja, deveriam ocorrer atividades de natureza extensionista fora dos muros das instituições de ensino. Para tanto, o grande desafio do INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ tem sido estabelecer a interdisciplinaridade e, contextualizar o conhecimento e propagá-lo, evitando a fragmentação dos conteúdos, tornando-o significativo para o aprendiz e a comunidade não acadêmica.
Neste contexto, é necessário que se construa uma ação direta conjunta na semana de meio ambiente na cidade de Floriano, atividades que divulguem o papel do professor de biologia na sociedade.
Objetivos:
Geral: Ampliar e divulgar os conhecimentos da licenciatura em Ciências Biológicas tornando-a de conhecimento público, contribuindo para a formação cultural, educacional e para o desenvolvimento regional.
Específicos: Colaborar para que a profissão do Professor de biologia tenha um maior reconhecimento social.
Contribuir para atuar na mudança de comportamento humano face ao uso dos recursos didáticos que visam a preservação e conservação dos ambientes naturais proporcionando qualificação e uma melhor gestão dos ecossistemas;
Compreender os processos ecológicos básicos e as diferenças funcionais entre os ecossistemas naturais conservados;
Disseminar informações sobre a biologia através de ações de educação, comunicação científica e;
Elaborar projetos que possam orientar a estruturação e a sustentabilidade dos ecossistemas;
Proporcionar aos acadêmicos um contato com uma sociedade que executa atividades científicas em várias áreas do conhecimento das ciências biológicas.
Buscar conhecimentos e informações que sirvam de alicerce para idealizar e implementar projetos de pesquisa na região de Floriano e Médio Parnaíba, que permitam um intercâmbio permanente com a comunidade.
METODOLOGIA: A amostra será realizada na cidade de Floriano – Pi, A cerca de 240 Km de Teresina, na praça Doutor Sebastião Martins, local de muito trânsito de pedestres. O Biologia na praça foi pensado como uma atividade de divulgação do papel do professor de biologia na sociedade. Serão recebidas inscrições de alunos e professores interessados de montar e ocupar os estandes no dia do evento, mostrando de várias formas a produção científica no seu dia a dia, ou seja, nos laboratórios de pesquisa ou fora deles e na sala de aula.
POSTADO por EDUARDO SOUSA d-.-b
Olá BioLoukos.
ResponderExcluirFiquem à vontade para divulgar as informações que posto no meu Blogue. Façam como sempre fizeram, deem o crédito. No mais quero dizer que esse projeto terá grande relevância. Pena que em educação o que se faz quase nunca apresenta um resultado imediato. Fica para as próximas gerações, mas que será feito também com essa perspectiva.
Um abraço.
Jair Feitosa.
Caro Jair,
ResponderExcluirJá que é assim ficamos muito gratos! Sempre que possivel publicaremos aqui no blog mais algumas das suas matérias! Abraçs e volte sempre!