Pesquise no BioLoukos

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PROJETO TAMAR


Muitos sabem que eu, até certo tempo, não tinha tanto interesse por assuntos de cunho ambiental, vivia mais voltado pra área da tecnologia, a qual eu era deveras apaixonado, entretanto, ao ingressar no curso de Biologia, esta é uma situação que tem mudado muito e atitudes como o projeto TAMAR tem me feito ver o quão curioso, e fantástico é a VIDA!
Tomei conhecimento deste projeto por intermédio de uma colega de turma que mora na Bahia e que atualmente estuda e reside aqui em Floriano. Foi com a Aline (a Baiana) que ouvi, pela primeira vez, falar destes heróis do ecossitema marinho. Então, diante de um projeto tão belo, resolvi postar sobre o TAMAR. Confira! Garanto que vão gostar!

O TAMAR


 Tudo teve início nos últimos anos de 1970, graças a um grupo de estudantes da Faculdade de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande que costumavam organizar expedições para praias desertas e distantes.  Em uma de suas visitas os pescadores que os guiavam mataram brutalmente onze tartarugas de uma só vez, uma imagem chocante para os presentes. A expedição acabou servindo de alerta para as necessidades de proteção ao ecossistema marinho.




 Em 1980, foi então, criado o projeto TAMAR (abreviação de TArtaruga MARinha), que tem como principal missão restaurar o ciclo interrompido, proteger as desovas, promover a sobrevivência e a recuperação das populações das cinco espécies de tartaruga marinha que ocorrem no Brasil, mantendo-as em níveis saudáveis e capazes de cumprir suas funções ecológicas. Com o tempo, porém, tornou-se evidente que o trabalho não poderia ficar restrito às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, reduzindo assim a pressão humana sobre as tartarugas marinhas.


Hoje, o projeto TAMAR está presente em nove Estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Atol das Rocas), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), protegendo cerca de 1.100 quilômetros de praias, entretanto, o TAMAR não conseguiria chegar a lugar algum sem a ajuda das comunidades e de todos os que se importam com a natureza. Participe você também deste projeto comprando os produtos vendidos na loja virtual TAMAR: Loja Virtual TAMAR

 VISITE O SITE OFICIAL DO TAMAR: http://www.tamar.org.br/

POSTADO POR: Ronilson DuMont

Um comentário:

  1. Show de Bola esse Projeto!!!
    Merece todo nosso apoio!!!

    ResponderExcluir