Pesquise no BioLoukos

terça-feira, 24 de abril de 2012

É a "Gota D'água"!!!

Outro dia recebi, via facebook, um convite até então pouco convincente para participar do abaixo-assinado de um tal Movimento Gota D'Água! Claro, assinei! Entretanto até então eu não tinha conhecimento da seriedade deste trabalho, até que mandaram-me, depois de algum tempo, um e-mail agradecendo por ter me associado ao projeto. De então, resolvi pesquisar e ir mais a fundo a fim de ver e entender qual o envolvimento e qual a finalidade do 'Movimento Gota'.



Este Movimento discute o planejamento energético do nosso país, onde pretende-se construir mais de 50 hidroelétricas na Amazônia. O Moviemento Gota D'Água conta com o poio de importantes organizações que atuam em causas socioambientais, assim como também, com a participação de celebridades nacionais que estão sensibilizadas, tais como Murilo Benício, Maite Prença, Isis Valverde (criaturinha linda), Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho e outros.

Creio que você deve estar se perguntando neste exato momento: " - E o que eu tenho a ver com isso?" A resposta a essa indagação é: TUDO!!! Isto mesmo meu caríssimo seguidor, TUDO! desde que esteja preocupado com as questões que circundam a nossa belíssima natureza e ciente de que nossas escolhas definem o nosso futuro!!!
   
A campanha abraça a causa: o Movimento Xingu Vivo Para Sempre. O Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) é um coletivo de organizações e movimentos sociais e ambientalistas da região de Altamira e das áreas de influência do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que historicamente se opuseram à sua instalação no rio Xingu.

Pra quem não conhece, o Rio Xingu nasce a oeste da Serra do Roncador e ao norte da Serra Azul, no leste do Mato Grosso. Corre na direção sul-norte, paralelo aos rios Tapajós e Tocantins, e após percorrer mais de 2 mil km, deságua ao sul da Ilha de Gurupá (PA), na margem direita do Amazonas, do qual é um dos maiores afluentes.
Rio Xingu

A Hidrelétrica de Belo Monte é um dos sete barramentos previstos no projeto elaborado na década de 1980, pela Eletronorte para o rio Xingu. Com potência de 11.182 megawatts, terá um reservatório de 400 km quadrados e projetado inicialmente para 1.200 km quadrados, mas vetado pelos estudos de impacto ambiental e pela pressão das comunidades indígenas, tradicionais e organizações ambientalistas, tais como o Gota D'Água.

Voltada principalmente para o abastecimento energético do Sudeste e Nordeste, a Hidrelétrica de Belo Monte traz impactos ambientais como inundação constante, hoje sazonal, dos igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural de Vitória do Xingu. Redução da vazão da água a jusante do barramento do rio na Volta Grande do Xingu e interrupção do transporte fluvial até o Rio Bacajá, único acesso para as comunidades ribeirinhas e indígenas; além de promover o remanejamento de cerca de duas mil famílias que vivem hoje em condições precárias na periferia de Altamira, de 800 famílias da área rural de Vitória do Xingu e de 400 famílias ribeirinhas, e alteração do regime do rio sobre os meios biótico e socioeconômicos, com redução do fluxo de água. Outro fato bem óbvio é que muitas das famílias que vivem hoje nas áreas de alagamento em Altamira possam não ser indenizadas uma vez que estas não possuem o título de posse das terras.

Mesmo evidente o fato de este projeto trazer grandes impactos ambientais, é sempre importante conhecer os dois lados da moeda, então, vale questionar: O quanto foi feito em pesquisas para a construção desta hidrelétrica, e visto isso, porque o IBAMA e FUNAI liberaram a construção? A região Norte não precisa de progresso? Estas e outras questões são levantadas por Felipe R. dos Reis em "Questionamentos Sobre o Movimento Gota D'Água", clique para saber mais...

Bom, pessoal, claro que o meu ponto de vista é relevante, e como estudante de biologia digo que dou total apoio ao Movimento, entretanto deixo a vocês a importante função de decidir de que lado vocês estão!!!


Uma matéria postada por: Ronilson DuMont (ronilsondumont@gmail.com)


sábado, 21 de abril de 2012

Olá galera... Hoje venho compartilhar com vocês a leitura muito legal de uma descoberta muuuuito importante para a biologia como um todo, mas principalmente para a Paleontologia (disciplina que eu estou pagando agora, nesse semestre! Tomara que eu passe, né Diniz!? hahaha...). A matéria é do blogue Dom Escobar, um dos vários que sigo, sempre procurando novidades e curiosidades que deixem nosso BioLoukos IFPI mais interessante. Confiram... Espero que gostem!! E até breve... assim espero!

Cientistas descobrem fóssil mais antigo encontrado na Terra (3,4 bilhões de anos atrás).


Microfósseis encontrados na Austrália mostram que a mais de 3,4 bilhões de anos atrás, as bactérias prosperaram em uma Terra que não tinha oxigênio, uma descoberta que reforça a esperança de que a vida tenha existido em Marte. Pesquisadores da University of Western Australia e da Universidade de Oxford dizem que os restos de micróbios, localizados nas antigas rochas sedimentares que desencadeou um debate de quase uma década, foram confirmados como os fósseis mais antigos já registrados.


A amostra é proveniente da região de Pilbara, remota área da Austrália Ocidental, em um local chamado de Strelley Pool, onde os micróbios, depois de morrer, ficaram muito bem conservados entre os grãos de areia de quartzo. Pilbara tem algumas das formações rochosas mais antigas do planeta, estabelecidas no Período Arqueano, quando a jovem Terra era um mundo de água, com o mar a temperatura de um banho quente .Em 2002, outra equipe de cientistas, trabalhando na mesma região, a apenas 35 km ,disseram que tinham encontrado fósseis de bactérias na mesma formação.

Mas a descoberta foi disputada, com alguns especialistas dizendo que os minúsculos grãos não foram produzidos de uma vez por organismos vivos, mas o resultado da mineralização das rochas. Com base na microscopia eletrônica e mais recente técnicas de espectroscopia, os autores do novo estudo dizem ter provas de que sua amostra é de origem biológica.

Eles acreditam que os micróbios foram alimentados com compostos de enxofre para sobreviver. Os grãos medem apenas cerca de 10 milionésimos de metro (0,0004 polegadas) de comprimento. Suas formas não são apenas de agrupamentos consistentes com células bacterianas, dizem os cientistas. Eles também têm cristais de pirita, um composto de ferro e enxofre, também conhecido como ouro dos tolos, que são um claro subproduto da metabolização de enxofre e sulfatos, de acordo com seu argumento. A equipe, liderada por David Wacey da Universidade da Austrália Ocidental, colocou o relatório da descoberta na revista Nature Geoscience.

"Finalmente temos evidências sólidas da existência da vida a mais de 3,4 bilhões de anos atrás. Este estudo confirma que havia bactérias, neste momento, vivendo sem oxigênio", disse Martin Brasier, professor na Universidade de Oxford, em um comunicado a imprensa. "Será que esses tipos de coisas existem em Marte? É quase concebível", disse Brasier. Robôs ou astronautas enviados para o planeta vermelho poderiam olhar para locais semelhantes a Pilbara para descobrir isto. No entanto, as amostras teriam que passar por exame semelhante para apoiar a crença de que a vida existiu no nosso vizinho enigmático.

Pois é, temos ai talvez o fóssil mais importante até hoje, nao é mesmo T-Rex!?



Por hoje é só pessoal... Abraçs...

POSTADO por EDUARDO DE MORAES

terça-feira, 27 de março de 2012

Um sábado legal: Trilha Ecológica Serra da Arara!!

Olá amigos (as), fiéis seguidores do nosso BioLoukos IFPI. Ultimamente a dificuldade de publicar que já era grande, tem se tornado imensa! Pedimos desculpas por não estarmos atualizado com frequência, mas é que sem internet a coisa complica! rs... Mas enfim, vamos falar de coisa boa. Demoramos para postar mas voltamos com uma ótima matéria!! Além de ter sido uma atividade muito legal para os BioLoukos, foi também uma um passo na mobilização para a preservação de nosso meio! Quando falamos em PRESERVAR, a maioria das pessoas lembra de ecossistemas muito distantes, provavelmente por estes estarem frequentemente na mídia. Mas acredito que a preservação começa no nosso dia-a-dia. Assim sendo, porque não começarmos preservando o ambiente que nos cerca?! A nossa matéria de hoje trata disso, PRESERVAR, CONHECER, GOSTAR e RESPEITAR nosso meio ambiente começando pelo nosso 'quintal'!

No último sábado (24.03) o professor Enoque Ramos, do IFPI, levou alguns de seus alunos e ex-alunos para se aventurar numa trilha especial: a Trilha Ecológica Serra da Arara!! De início digo logo que a trilha é o maior barato!! E para nós que participamos foi especial porque tivemos o prazer (e  responsabilidade!!) de sermos os primeiros visitantes do espaço. Exatamente, os alunos e ex-alunos do curso de Ciências Biológicas do IFPI, acompanhados pelo professor e pelo guia tivemos a oportunidade de darmos inicio a esse projeto.
Nosso guia, Deputado.


Ronilson aproveitando a nascente de um riacho.
Tainá, Euclides e Rita.
A Trilha Ecológica Serra da Arara tem por objetivo principal mostrar aos seus visitantes as belezas naturais da serra e ao mesmo tempo conscientizar os mesmos da importância da preservação do local. A ideia está no início, mas já agrada desde já aqueles que apoiam esta causa, inclusive nós!! Em termos de estrutura, a trilha conta com restaurante, auxílio de guias, aparatos para rapel (meio improvisados, é verdade! rs...). Ainda faltam algumas adequações, mas o importante é saber que tal projeto está ai para nos mostrar muito do que a natureza nos oferece e que podemos retribuir!


Filhotes de beija-flor.
'Gargantas' do corredor ecológico.



Equipe ARARA: a melhor!


Preservação de nossos ecossistemas é uma responsabilidade nossa como biólogos e de todos como seres humanos. Conhecer, respeitar e preservar: todos podemos ajudar!

Agora curtam (e se maravilhem com...) outras fotos da nossa super trilha. Abraçs...

Os mais BONITOS da trilha! hahaha...


Edson Jr.

Taylane.

Marcela.


Euclides e Ronilson.

Júlia, Tainá, Rita, Junior e Euclides.


Maribondos (ordem Hymenoptera)!

Fungo!!

Briófitas!


Rita curtindo o descanço!!


Rangel e Edson: Os jogadores!! hahaha...
Ronilson, curtindo uma cervejinha, antes de voltar pra casa!
Coisa boooa hein?!
POSTADO por EDUARDO DE MORAES
Fotos: Eduardo de Moraes

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aranhas DORGADAS!

Olá pessoal... a postagem de hoje vem falar dos efeitos de diversas drogas sobre a capacidade de ação dos indivíduos. Um estudo feito em 1995 por cientistas da NASA estudaram os efeitos de drogas como maconha, soníferos e cafeína sobre a habilidade de tecelagem de aranhas. De forma geral, as drogas deixaram as aranhas desorientadas ou perturbadas, de maneira que não conseguiram fazer suas teias normalmente. Na minha opinião, esses resultados demonstram como o sistema nervoso de animais reage de maneira desajustada aos efeitos das diversas drogas disponíveis por ai e que muitas vezes nos são oferecidas durante a vida! Abaixo segue a matéria completa, disponível no Diário de Biologia, por sinal, um site muito interessante! Espero que curtam.... até as próximas postagens! Abraçs...

[...]

Em 1995, cientistas da NASA estudaram os efeitos de várias drogas comuns sobre as habilidades de tecelagem das aranhas. O objetivo era analisar a estrutura periódica (ou falta dela) das teias após o contato das aranhas com diversas drogas e com isso determinar o nível de toxidade relativa de drogas como maconha, LSD, cafeína, anfetamina, mescalina e soníferos.
Teia feita sem efeito de drogas
Assim, quanto mais tóxica a droga, menos organizada era a teia de aranha tecida. A aranha sob efeito de maconha fez um bom trabalho de tecelagem, mas depois ficou entediada ou distraída, se afastou e não terminou o trabalho. Sob efeito da anfetamina, uma droga que causa um efeito eufórico estimulante, a aranha foi muito rápida e trabalhou energicamente, porém não teve muita organização do quadro geral e deixou grandes lacunas. Sob efeito de LSD, a aranha teceu sua teia psicodélica simétrica, que era muito bonita, mas não muito eficiente para captura insetos. Sob efeito de sonífero, não deu outra, a aranha ficou desorientada e “adormeceu” antes de terminar seu trabalho.
LSD
Maconha
Benzedrina (Anfetamina)










Para surpresa dos pesquisadores, a aranha sob efeito da cafeína, construiu uma teia horrível. Ao que parece, a cafeína deixou a aranha incapaz de construir até mesmo uma célula organizada, a teia não mostrou nenhum sinal de “cubos ou raios”, que são padrões fundamentais para o design de uma teia convencional. A cafeína foi a substância que mais afetou as aranhas e isso pode provar o quanto os aracnídeos são diferentes do seres humanos, enquanto nós tomamos um cafezinho para começar um bom dia de trabalho as aranhas podem perder todo o trabalho na presença dessa substância.
Soníferos
Cafeína


[...]
Então que todo mundo fique sabendo que drogas afetam seu sistema nervoso... sendo assim, façam como eu:
KKKKKK

POSTADO por EDUARDO DE MORAES \,,/_

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O AQUECIMENTO GLOBAL: Uma farsa?!


A Teoria do Aquecimento Global pode ser nada mais nada menos do que uma jogada política. Uma farsa!

Olá caros seguidores! Tudo bem? Bom... Antes de tudo, gostaria de pedir desculpa a todos por estar meio inadimplente com O BIOLOUKOS... É que devido às atribulações dos estudos acabei meio que ficando sem tempo e criatividade pra escrever... E acredito que isto também tenha sido problema para os outros BLOGGERS deste site, uma vez que este foi um período letivo bem complicado pra todos nós! Bem... mais estamos de férias e cá estou mais uma vez... Leiam essa matéria, garanto que vão gostar! Essa é para aqueles que estão sempre com a pulga atras da orelha e que não aceitam qualquer histórinha sem antes se questionar! Boa leitura!



A TEORIA
Não é nada incomum ver diversas discursões afirmando que o homem vem interferindo no meio de tal forma que tem contribuído para um fenômeno que muitos estudiosos chamam de AQUECIMENTO GLOBAL. Nessa matéria veremos que estas afirmativas podem (eu disse PODEM) não ser verídicas como postuladas pelos defensores desta teoria. Mas antes de começar, é importante definir dois fenômenos, o primeiro conhecido como ERA GLACIAL, e o segundo o próprio AQUECIMENTO GLOBAL.
Ø  ERA GLACIAL: Designa um longo período (dezenas de milhões de anos) no qual a temperatura da Terra cai ao ponto de permitir a formação de lençóis de gelo permanentes.
Ø  AQUECIMENTO GLOBAL: É o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Acredita-se que a maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentração de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas tais como a queima de combustíveis fósseis e a desmatamento florestal.


O LADO OPOSTO DA TEORIA
Catastrofistas e aliadas alarmam na mídia rotineiramente sobre as suposições relacionadas ao fenômeno ambiental que pode por em risco a qualidade de vida na Terra, entretanto, algumas pesquisas revelam que o AQUECIMENTO GLOBAL, nada mais é do que uma GRANDE FRAUDE.
“O aquecimento global é uma fraude!” Essa afirmativa talvez tenha lhe proporcionado um agradável sentimento de conforto. Entretanto deixo claro que essa boa notícia também traz consigo o seu lado negativo, que cá entre nós é bem mais considerável do que a boa notícia que lhes trago.
“Preparem-se agora para uma nova Era do Gelo.” George Kuklas.
É isso mesmo! Prepare-se para uma nova Era do Gelo, diz o professor aposentado, pesquisador e peleoclimatologista, George Kuklas. Para ele as Eras do Gelo são normais, marcadas e antecipadas por períodos breves de aquecimento. O estudioso fala que o aquecimento global não é um reflexo da influência humana na Terra, mas sim justamente o contrário, pois a Terra tem vivido um ciclo contínuo de Idades do Gelo que datam de milhões de anos e que sempre começa com um período de aquecimento do globo terrestre. Outro estudioso, Luiz Carlos Molion, metereologista da Universidade Federal de Alagoas, reforça as ideias de G. Kuklas ao afirmar que o homem e suas emissões de gases tóxicos na atmosfera são incapazes de causar o aquecimento global e, também, diz que a Terra vai sofrer um esfriamento nos próximos 22 a 24 anos. Luiz Molion justifica a importância dada ao Aquecimento Global alegando que as grandes potências alarmam a todos com esse bafafá, não por estarem preocupados com o bem estar do planeta, mas sim, por uma questão político/econômica, vendo que estas potências visam nada mais nada menos que frear a evolução dos países em desenvolvimento, pois reduzir as emissões seria o mesmo que reduzir a geração de energia, que é a base do desenvolvimento em qualquer lugar do mundo.
Esse é o único Aquecimento Global que você vai ver?!
Mas, se todos os países entrassem em acordo com relação ao aquecimento, todos teriam que reduzir as emissões e, então, todos sairiam perdendo! Certo? NÃO. ERRADO!!! O efeito maior seria direcionado aos países em desenvolvimento. Os já desenvolvidos, tem sua estabilidade garantida e podem reduzir marginalmente, por exemplo, apenas melhorando o consumo dos bens produzidos.
Você deve estar se perguntando agora: Mas por que a Terra estaria se esfriando e não se superaquecendo, uma vez que a quantidade de CO2 lançada ao ar é cada vez maior? Morion responde dizendo que quem comanda o clima do globo não é o CO2, mas sim o SOL, que é fonte controladora de energia para todo o Sistema Climático. Ele reforça dizendo que existe um período de aproximadamente 90 anos, em que o Sol passa de uma atividade máxima para uma atividade mínima. Baseado em registros da atividade solar essa ESTRELA já esteve em baixa atividade em 1820 (no final do século IXX e no início do século XX). Agora o sol deve repetir esse pico nos próximos 22 a 24 anos apresentando novamente baixa atividade. Outro fator que contribuirá para o esfriamento do Planeta é o fato de que os oceanos, que constituem 71% do globo, estarem perdendo calor. O Pacífico (35% da superfície) tem se resfriado desde 1999, 2000.


A OPINIÃO DO BIOLOUKO
Esta teoria pode ser sim uma fraude e para reforçar esta afirmativa vemos que faz mais sentido dizer que o aquecimento global é causado pelo sol e não pela emissão excessiva de gases, vemos também, que a temperatura da Terra sempre sofreu diversas alterações ao longo dos anos (estima-se que a temperatura era pelo menos 10°C mais alta a 7 mil e 3 mil anos atrás). Entretanto não cabe a nós do BIOLOUKOS decidir em que você, caro leitor, deve acreditar. Esta matéria é mais para trazer uma outra opinião sobre o assunto e também estimula-lo a buscar novas pesquisas contra e a favor à teoria do aquecimento global afim de você mesmo possa formar seu próprio conceito e, então, decidir no que acreditar! O fato é que mesmo não havendo essa coisa toda de aquecimento do globo terrestre, acredito e defendo a ideia de que deva sempre ser trabalhada uma política que proteja a nossa casa da poluição excessiva, uma vez que esta, mesmo não causando diretamente o aquecimento global, pode nos trazer outros problemas, tais como os de saúde e qualidade de vida...


Uma matéria dedicada à Fernando Valterlles por ter me apresentado algumas das teorias que postulam afirmativas contrárias ao aquecimento global fazendo com que despertasse o meu interesse pelo tema abordado. Dedico também à Ravena Alves, pois acredito que será mais uma de nossas fiéis seguidoras!

POSTADO POR: Ronilson DuMont (ronilsondumont@gmail.com)