Pesquise no BioLoukos

terça-feira, 24 de abril de 2012

É a "Gota D'água"!!!

Outro dia recebi, via facebook, um convite até então pouco convincente para participar do abaixo-assinado de um tal Movimento Gota D'Água! Claro, assinei! Entretanto até então eu não tinha conhecimento da seriedade deste trabalho, até que mandaram-me, depois de algum tempo, um e-mail agradecendo por ter me associado ao projeto. De então, resolvi pesquisar e ir mais a fundo a fim de ver e entender qual o envolvimento e qual a finalidade do 'Movimento Gota'.



Este Movimento discute o planejamento energético do nosso país, onde pretende-se construir mais de 50 hidroelétricas na Amazônia. O Moviemento Gota D'Água conta com o poio de importantes organizações que atuam em causas socioambientais, assim como também, com a participação de celebridades nacionais que estão sensibilizadas, tais como Murilo Benício, Maite Prença, Isis Valverde (criaturinha linda), Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho e outros.

Creio que você deve estar se perguntando neste exato momento: " - E o que eu tenho a ver com isso?" A resposta a essa indagação é: TUDO!!! Isto mesmo meu caríssimo seguidor, TUDO! desde que esteja preocupado com as questões que circundam a nossa belíssima natureza e ciente de que nossas escolhas definem o nosso futuro!!!
   
A campanha abraça a causa: o Movimento Xingu Vivo Para Sempre. O Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) é um coletivo de organizações e movimentos sociais e ambientalistas da região de Altamira e das áreas de influência do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que historicamente se opuseram à sua instalação no rio Xingu.

Pra quem não conhece, o Rio Xingu nasce a oeste da Serra do Roncador e ao norte da Serra Azul, no leste do Mato Grosso. Corre na direção sul-norte, paralelo aos rios Tapajós e Tocantins, e após percorrer mais de 2 mil km, deságua ao sul da Ilha de Gurupá (PA), na margem direita do Amazonas, do qual é um dos maiores afluentes.
Rio Xingu

A Hidrelétrica de Belo Monte é um dos sete barramentos previstos no projeto elaborado na década de 1980, pela Eletronorte para o rio Xingu. Com potência de 11.182 megawatts, terá um reservatório de 400 km quadrados e projetado inicialmente para 1.200 km quadrados, mas vetado pelos estudos de impacto ambiental e pela pressão das comunidades indígenas, tradicionais e organizações ambientalistas, tais como o Gota D'Água.

Voltada principalmente para o abastecimento energético do Sudeste e Nordeste, a Hidrelétrica de Belo Monte traz impactos ambientais como inundação constante, hoje sazonal, dos igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural de Vitória do Xingu. Redução da vazão da água a jusante do barramento do rio na Volta Grande do Xingu e interrupção do transporte fluvial até o Rio Bacajá, único acesso para as comunidades ribeirinhas e indígenas; além de promover o remanejamento de cerca de duas mil famílias que vivem hoje em condições precárias na periferia de Altamira, de 800 famílias da área rural de Vitória do Xingu e de 400 famílias ribeirinhas, e alteração do regime do rio sobre os meios biótico e socioeconômicos, com redução do fluxo de água. Outro fato bem óbvio é que muitas das famílias que vivem hoje nas áreas de alagamento em Altamira possam não ser indenizadas uma vez que estas não possuem o título de posse das terras.

Mesmo evidente o fato de este projeto trazer grandes impactos ambientais, é sempre importante conhecer os dois lados da moeda, então, vale questionar: O quanto foi feito em pesquisas para a construção desta hidrelétrica, e visto isso, porque o IBAMA e FUNAI liberaram a construção? A região Norte não precisa de progresso? Estas e outras questões são levantadas por Felipe R. dos Reis em "Questionamentos Sobre o Movimento Gota D'Água", clique para saber mais...

Bom, pessoal, claro que o meu ponto de vista é relevante, e como estudante de biologia digo que dou total apoio ao Movimento, entretanto deixo a vocês a importante função de decidir de que lado vocês estão!!!


Uma matéria postada por: Ronilson DuMont (ronilsondumont@gmail.com)


3 comentários:

  1. midia digital ps4

    bully ps4

    jogos ps4 midia digital

    maneater ps4

    jogos midia digital ps4

    the forest ps4


    the last of us 2 midia digital

    gameflix

    game flix

    game flix psn

    gameflix psn

    gameflix store psn

    gameflix yahweh games

    YAHWEHGAMES.COM.PSN

    YAHWEHGAMES.COM.BR

    STOREPSN GAMES YAHWEH

    https://yahwehgames.com.br

    JOGOS YAHWEH

    JOGOS NA YAHWEH GAMES

    COMPRAR YAHWEH GAMES

    COMPRAR JOGOS EM MIDIA DIGITAL

    https://www.yahwehgames.com.br/

    ResponderExcluir
  2. https://www.goldgames.com.br/

    games gold

    goldgamer

    goldgamess

    gamergolddd

    jovemgoldgames

    goldgamespsn

    psngames

    goldgames.com.br

    ResponderExcluir