Pesquise no BioLoukos

quinta-feira, 31 de março de 2011

Piauí Terra Querida



Oi, pessoal
O post de hoje não é nada "biológico"... Vou aproveitar minha TPM pra descontar toda a tensão (raiva) na infeliz indivídua que escreve nesse blog>>> http://pioi.wordpress.com/ <<<. Como podem perceber o nome do blog é "PIOÍ", referindo-se ao PIAUÍ. Tudo começou quando o ator (até então desconhecido pra mim) Marauê Carneiro falou mal do Piauí (Veja tudo aqui). Ok, ele falou mal, fez brincadeira, foi punido, pediu desculpas, pareceu arrependindo, foi embora. Todos erram. Agora essa vaca sujeita falou, fala e continuará falando mal do nosso estado assim a troco de quê? E ela se declara piauiense! Ah, pois não é não. Pra mim não passa de uma covarde... não é mulher suficiente pra mostrar a cara e se esconde atrás de um ódio vindo não sei de onde e indo a lugar algum. Acho que o sonho dela era fazer sucesso com alguma coisa, mas como não sabe fazer nada começou a falar mal da primeira coisa que tava na onda do momento. Certo que o Piauí anda longe de ser o lugar perfeito. Certíssimo que há desigualdade, pobreza, cidades que não são esteticamente interessantes, falta tecnologia e muita coisa. Mas digam pra mim qual é o estado perfeito no Brasil? O estado que não possui lugares feios? Que não possui pobreza alguma? Ou até mesmo outros países conhecidos como desenvolvidos...será que é tudo lindo nesses lugares? Oi...claro que não. Lugar perfeito não existe, no dia que existir me avise que eu mudo pra lá, seja como for. Enquanto isso fico com meu estado imperfeito mas cheio de possibilidades. Com lindas paisagens... lindos parques... lindas praias... uma rica potência hídríca... pessoas bonitas...pessoas fortes e trabalhadoras...pessoas conhecidas por acreditar na educação e ter a melhor escola do Brasil...por ser um pólo de saúde na região nordeste...por ter espécies únicas...uma cultura incrível...um povo receptivo mas que sabe se defender e lutar quando precisa...e foi isso que fizeram quando se sentiram ofendidos...e é isso que estou fazendo. 
Sabe por que chamei a dita cuja de covarde? Porque pessoas que só sabem falar mal mas não fazem nada para mudar uma situação são covardes...indignas...são inúteis. Muito fácil falar mal, difícil é agir para transformar de forma positiva. Poisé querida, ou faça algo para melhorar o Piauí, ou vá pra Europa, já que disse que é "rica e inteligente". O que  faz aqui que ainda não foi?
Como disse, nosso estado tem muito a melhorar...desenvolver...crescer...mas falar mal e cruzar os braços não é a solução. Acredito na educação. Amo meu estado (não de forma doente sem conseguir ver o que há de errado) e não adimito que ninguém (seja de fora ou seja daqui) fale mal dele. 
É aquela coisa...se não ajuda, não atrapalha, sua bitch.


TPM, viu gente? Falei.

Beijos na testa :*
Postado por Rita Santana

sábado, 26 de março de 2011

TOP 10 (mais um)

Você deve ter pensado: 
"Caramba! Mais um top 10? Esse povo só posta isso?"
ahuhuhsa
Mas agora esse é o meu top 10, oras! Também tenho direito :D
Após o top 10 das "biogatas" (agradeço aí por acharem que me enquadro na categoria) disseram pra eu fazer o top 10 dos muchachos da biologia que agradam  visualmente à mulherada. Porém, não o farei...beleza é importante, mas existem outros critérios mais interessantes...concordam meninas? Humor, presença, confiança, inteligência, charme, papo, etc...(claro que tem mulher que quer mesmo só um rosto bonito e/ou um carro). Quem sabe eu não faça um top 10 dos biólogos mais "completos" (aushuahsu isso vai render...não me levem a sério). Enfim...resolvi que meu post será sobre um assunto muito interessante e comentado entre 10 de cada 10 adolescentes na fase da secura puberdade/adolescência: Sexo. Ou melhor, usando os termos adequados: procriação; perpetuação da espécie; reprodução; cópula; e por aí vai...
ahushuahs
Brincadeiras à parte, falaremos dos rituais mais bizarros de acasalamento (excluiremos o homem por que o blog não trabalha com pornografia ;D )

1. Os Bonobos
Os bonobos se caracterizam por serem obcecados com o sexo. Para eles, acasalar-se é uma forma saudável de resolver problemas e celebrar quando encontram comida. Também participam de práticas homossexuais e em orgias.

(Conheço pessoas assim kkkk)
2. A viúva negra



A viúva negra é uma aranha araneomorfa, a maior da família Theridiidae.  Seus representantes são muito solitários.  A fêmea (maior que seu parceiro) mata o macho e come-o depois de fecundada.


( Brincadeira do "quem come quem" ahhsuhaushuahsua)
3. O louva-a-deus

A maioria dos animais não esperam um terno abraço após o sexo, muito menos o louva-a-deus. As fêmeas desta espécie costumam morder e comer a cabeça de seu parceiro durante a relação sexual.

 (É nessa hora que a gente faz aquele trocadilho sobre "perder a cabeça por alguém" ahsuhauh)
4. Ratos

Os ratos-marsupiais-australianos são animaizinhos que parecem ternos, mas também são um pouco perversos. Uma vez que chega a temporada de acasalamento, estas pequenas criaturas se esmeram em encontrar parceiros e podem passar até 12 horas fazendo sexo. Ao final da temporada morrem.

(Homens que gostam de se gabar por sua performance...apareçam agora! ahushuas)
5. Girafas

Para as girafas, sobretudo os machos, é um desafio acasalar-se devido a seu grande tamanho. Para saber se a fêmea está no cio, ele golpeará suas ancas a espera de que ela urine. Se isto ocorrer e a urina tiver um cheiro característico, então começará a cortejá-la.

(Hum...gosta de apanhar, hein danada? XD)
6. Lesmas 

As lesmas da banana distinguem-se por ter um pênis que mede entre 15 e 20 centímetros, um tamanho impressionante se levarmos em conta que seu corpo mede praticamente o mesmo. Estes animais são hermafroditas. Para poder fecundar, devem escolher um parceiro do mesmo tamanho, caso contrário seu pênis ficará atolado durante o ato sexual e seu parceiro terá que arrancá-lo. 

(-É tua vez de ser o passivo! aushuahsa)
7. Serpente

Conhecida como Thamnophis sirtalis infernalis, a fêmea desta espécie exala um feromônio que atrai centenas de machos para que se acasalem com ela. Até 100 serpentes macho participam nestas orgias.

("Moderninhas"  uahushuahs)
8. Os caracois
Os caracois são hermafroditas e seus genitais estão localizados próximos aos pescoços, bem atrás de seus olhos. Antes de que dois caracoles se acasalem, lançam "dardos de amor", feitos de cálcio, o que permite armazenar mais espermas em seus úteros.

(De novo esse lance de "dardos do amor"...que coisa mais piegas)
9. O papagaio da cara branca.

 Os casais do Amazona albifrons ou papagaio da cara branca são muito românticos e se beijam muito durante o acasalamento. O curioso é que para dar um tempero a mais na relação e acender o fogo da paixão, eles não utilizam suas línguas, o que fazem é vomitar dentro da boca do outro.

(Nunca fui fã de romantismos... CRUUUZEES!!!)
10. Os golfinhos
Os golfinhos caracterizam-se por ser um dos animais mais inteligentes do reino animal, e também um dos mais sexuais. Este animal tem um pênis retrátil que pode girar. Os machos ocupam esta parte de seu corpo para explorar objetos como se tratasse de uma mão. Eles tendem a acasalar-se muitas vezes ao dia, pois demoram só 12 segundos para ejacular.

("Ponto" pelo pênis giratório..."fail" pelos 12 segundos)

 Bem, espero que tenham gostado. Na verdade, muitos blogs e sites mostram esse top 10 sobre acasalamentos bizarros, mas na maioria apresentam erros na relação imagem e nome. Eu fiz algumas correções. Se encontrarem mais alguma coisa em desacordo podem falar...ficarei grata, pois a intenção é informar e divertir. Fiz meus comentários leves ;D Se quiserem que eu fale (humildemente) sobre algum tema em especial....podem mandar dicas que, se eu souber sobre o assunto, eu posso opinar (mesmo que minha opinião não sirva pra nada :D )

Beijos na testa :*
Postado por Rita Santana (:



sexta-feira, 25 de março de 2011

IMMUNE ATTACK: Tecnologia aliada ao ensino!!

No 2° período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI campus Floriano, os alunos pagam uma disciplina chamada Microbiologia e Imunologia. Como todos sabem, o nosso Sistema Imunológico é o responsável pelas defesas do nosso corpo. De forma geral, é ele que evita (ou tenta evitar) de ficarmos doentes, fato que só ocorre devido à ação de diversos elementos componentes desse sistema, tais como os linfócitos T e B, os macrófagos e os monócitos, por exemplo. Quando contraímos alguma doença, é comum falarmos em "Sistema Imunológico enfraquecido ou debilitado" que é o que acontece quando um organismo maligno, como uma bactéria ou vírus, entra no nosso corpo e causa distúrbios devido às nossas células de defesa não estarem em sua plena atividade. Quando eu paguei essa disciplina, um artifício usado pelo professor para que pudéssemos entender melhor o conteúdo era colocar os componentes celulares como se fossem "personagens" de um pequeno jogo de guerra, em que nossas células de defesa, cada uma com sua especialidade, tentavam impedir que células invasoras tomassem todo o "território" do nosso corpo. E isso dava certo (pelo menos comigo! ^^). Dava tão certo que a FAS - Federação dos Cientistas Americanos (em inglês: Federation of American Scientists) desenvolveu um jogo educativo chamado Immune Attack onde o jogador é levado ao interior do corpo humano e tem por objetivo combater agentes invasores dos mais variados possíveis. O jogo requer conhecimentos de imunologia e tráz ao aluno de Ensino Fundamental e Médio (público alvo do projeto) uma maneira divertida e prática de compreender o funcionamento do corpo humano. Confiram a matéria completa que dá mais detalhes sobre esse método de ensino inovador.


"Immune Attack é um jogo educativo desenvolvido pela FAS (Federation of American Scientists) e tem como objetivo  ajudar os alunos de ensino médio e fundamental a entender como funciona o corpo humano e o sistema imune. O software pretende ensinar imunologia de maneira divertida e atraente. As fases o jogo exigem conhecimentos do sistema imunológico, o que força os alunos a interagirem para compartilhar o que cada um sabe, a fim de poderem completar as missões.


Nele é possível conhecer diversos tipos de células do sistema imune (linfócitos Te B, macrófagos, células Natural Kliller, neutrófilos, monócitos) e entender o funcionamento de cada uma delas na resposta imune. O jogador é guiado por uma nave que explorará vários tecidos e se locomoverá pela corrente sanguínea. Durante sua viagem será possível presenciar o funcionamento do sistema imune, mas é necessário tomar cuidado, pois assim como os invasores naturais (fungos, bactérias e protozoários), a nave será atacada pela células que desencadearão forte resposta. O jogo está disponível somente em inglês. Mas tem sua eficácia comprovada.

Lute contra bactérias e ajude o sistema imune a se preparar contra patógenos invasores!"

Assistam o vídeo sobre o jogo:

terça-feira, 22 de março de 2011

MAIS UM TOP10: BioGatas!!!

Que o BioLoukos tem se tornado um verdadeiro especialista em TOP10, isso é verdade! Quem é seguidor sabem bem do que estou falando! Já tivemos o TOP10 das 10 Mais do Rock e até mesmo o TOP10 dos Animais Albinos; Cá entre nós um melhor que o outro (Grande EmSousa)!!!
Bom... Mais está na hora de falarmos do que há de melhor na BIOLOGIA: AS BIÓLOGAS! Isso mesmo, caros seguidores, as biólogas! Essas beldades que há muitos encantam e que são capazes de tirar a concentração de qualquer um em meio à sala de aula! Eu (DuMont) e o perspicaz Israel Brito que o diga, que já em meio ao nosso curso de TI (Tecnologia da Informação), já passávamos muito do nosso tempo admirando essas mulheres maravilhosas que diante de muita “BIO”logia são capazes de deixar os cuecas de plantão sus-pi-ran-do!!!
Mas sem mais delongas... vamos ao que realmente interessa: AS BIÓLOGAS!

TOP 10#3 – As BioGatas
#1 – MARCELA

Em primeiríssimo lugar: MARCELA!
"Desapaixonar-se dos medos. Dos nãos que secam a alegria de viver." - By Marcela.
Eu precisaria de horas na frente de um PC em um ambiente de desenvolvimento e de milhares de linhas de comando para compilar um algoritmo capaz de descrever esta garotinha! Morena linda, dotada de um jeitinho meigo e delicado, capaz de deixar qualquer um xonadasso! #ExperiênciaPrópria! kkkkk
DETALHE IMPORTANTE: Linda desse jeito e ainda tem uma irmã gemea! Pode?!


#2 - LÍVIA MARINA
Difícil um top10 BioGatas sem falar da Lívia!!! Pouco sei sobre esta mulher, mas posso dizer que ela é capaz de cativar qualquer um com a simpatia que o Grande Deus lhe deu! Aliás, deve-se a tal qualidade que esta linda bióloga tem o seu 2º lugar garantido no nosso TOP10! #HáEuComUmPouquinhoDeSorte!!




#3 – LARISSA LEAL

“O melhor da vida é ser feliz!”By Larissa Leal.
Ora! Como não ser feliz, quando se é tão linda?! #VemUmaVezNaVidaEVemLindaDesseJeito!!!


#4 – VIVIANE (@Bibian)
E no nosso 4º lugar: Viviane!!! Também conhecida como BIBIAN (pelo menos foi assim que ela se apresentou), uma mulher fantástica e...
NOOoooSSA! Fiquei sem palavras pra descrevê-la!
Bom... Pra tristeza de todos (e pra alegria de um rapaz lá de muita sorte), está bióloga está NAMORANDO!



#5 – RITA
Este TOP10 não poderia deixar de ter a presença de nossa ÁCIDA, e também atual blogger, Rita!
“Não sou modelo... Tenho amigos fotógrafos!”By Rita
Haaa... fala sério Rita! Nós sabemos que isso TUDO não é só graças a seu amigo fotografo! Tudo bem, ele fez um bom trabalho, mas ta na cara que ele não precisou se esforçar pra isso! E pode ter certeza: ELE NÃO FEZ NENHUM MILAGRE! #SerBelaÉUmaDádivaMinhaFilha!!!
à  Sabe o que Eu acho mais sexy nesta bióloga?! NÃO?! – É aquela tatoo do símbolo de radioatividade que ela tem nas costas! #DeMais!!!


#6 – MICHELLE LIMA
Tudo bem, Michelle, eu sei que você não me autorizou a postar suas imagens!!! rsrsr... POR FAVOR, NÃO VAI ME PROCESSAR POR ISSO, mas é que eu precisava de você neste TOP10! Ora, e você sabe que deveria estar aqui! #DeixaDeMosdestia!
Bióloga, professora e coordenadora – Ser três em uma não é PARA OS FRACOS, não!!!
Uma mulher com um jeitinho de menina (6), vaidosa e aplicadíssima! #AchoQueVaiMeReprovar!


#7 – ADREANE

Beleza importada!!!
Esta gatinha veio direto do Pará para exibir sua beleza, simpatia e genialidade aqui na nossa modesta cidadezinha! Cursa o 2º ano do curso de Biologia na Universidade Federal do Piauí Campus FLO. Uma pergunta que não quer calar: SOLTEIRA?!

#8 – TAIS OLIVEIRA
PRECISA COMENTAR?! Os cuecas de plantão sabem que não!
Pra deixar o nosso TOP10 perfeito só com a presença dessa loira maravilhosa! E olha aí: SOLTEIRÍÍÍSSIMA! #Adoooro!


#9 – MONALISA BENVINDO
Já são quase 2hs da madruga, e nada melhor que dormir com uma imagem dessa linda mulher na memória! Mona, desculpas não ter te pedido sua autorização para postar fotos suas, mas é que eu não me perdoaria se não tivesse você neste TOP10! Cá entre nós essa tua foto é uma verdadeira obra prima! Menina você é linda de mais! #XeroNoOi!


#10 – LUELMA
"A gente combina o que for mais seguro; Cê fica em casa, eu pulo o muro; ou ao contrario... tanto faz" By Luelma
Morena baixinha, sensual, e porque não sexy?... sexy, muuuito sexy; uma delicinha de bióloga! Quem conhece sabe bem do que estou falando, não é verdade?! (6) (6) (6) (6)
Taí, garantiu seu lugar no nosso TOP10! Merecido, viu!!! #PensamentosMaliciosos!


POSTADO POR: Ronilson DuMont


segunda-feira, 21 de março de 2011

TOP 10 #2

No ano de 2010 várias novas espécies de animais foram descobertos graças às expedições realizadas na Amazônia, Ásia e nos oceanos. Algumas já haviam sido vistas antes, mas apenas nesse ano que acabou de passar é que elas foram oficialmente declaradas como espécies distintas, 10 desses animais e as histórias de suas descobertas você pode ler a seguir:
BioLoukos IFPI apresenta:
TOP 10 - Descobertas Animais de 2010!!!

10#. Um novo carnívoro em Madagascar:
Salanoia durrelli foi o primeiro mamífero carnívoro descoberto na ilha de Madagascar em 24 anos, um animal menor que um gato, castanho e que pesa pouco mais de um quilo. O pequeno predador foi visto nadando em um pântano no ano de 2004 por uma equipe de “investigadores” que participava de um trabalho de monitoramento de lêmures. Somente em 2010, após a confirmação e a elaboração de um nome oficial, é que a notícia foi publicada em uma revista científica.
9#. Um novo lêmure:
O especialista em primatas Russ Mittermeier avistou em 1995, na floresta de Daraina – Madascascar – um lêmure de forquilha na testa. Na época o especialista não pode fazer a pesquisa para ter certeza de que era uma nova espécie. Em outubro de 2010 Mittermeier voltou ao local com uma nova equipe, mas como o animal vive na parte mais alta das árvores a captura foi complicada. Quando finalmente apanharam um exemplar ele foi medido, pesado e amostras de sangue foram recolhidas para análise genética, o que comprovou mais tarde que aquela era realmente uma espécie não catalogada de lêmure.
8#. A lesma “cupido”:
As florestas do sudeste da Ásia abrigam algumas das espécies mais incríveis do planeta, do bicho-pau gigante até sapos que mudam a cor dos olhos. Um dos seres mais interessantes é uma lesma que vive nas montanhas da Malásia e só foi descoberta em meados de 2010. Ela é capaz de lançar “dardos do amor” em seus potenciais parceiros, ao serem atingidos recebem uma injeção de hormônios que aumentam as chances de acasalamento.

7#. A mais bonita das lesmas:
Geralmente as pessoas pensam em lesmas como gosmentas, nojentas e asquerosas, mas e Okenia felis encontrada por mergulhadores em 2008 na Califórnia e é sem dúvida muito bonita. O corpo esbranquiçado com pequenas manchas claras chama a atenção em contraste com o fundo escuro do oceano. Ela mede menos de um centímetro e só foi nomeada em 2010.
6#. Polvo E.T.:
Um polvo roxo foi descoberto durante uma expedição de profundidade ao largo da costa atlântica do Canadá e ainda não possui nome. A expedição de 20 dias teve como objetivo desvendar as relações entre água fria, o coral e outras criaturas do fundo do oceano. Apesar de não ter sido nomeado, a aparência alienígena do polvo garantiu seu lugar nessa lista.


5#. As maiores teias de aranha do mundo:
C. darwini é um aranha descoberta em 2009 no Parque Nacional Andasibe-Mantadia, em Madagascar, e que recebeu esse nome em homenagem a Charles Darwin, já que a surpresa ocorreu exatamente 150 anos após a publicação de A Origem das Espécies. Ela poderia ser apenas outra aranha rara de Madagascar, mas a sua teia a torna especialmente interessante.
Ela produz as maiores teias conhecidas chegando a ter linhas de ancoragem com 25 metros, tão grandes que podem se estender por ambos os lados um rio e aprisionar até mesmo pequenos pássaros. A seda produzida pelo aracnídeo é duas vezes mais resistente que qualquer outra no mundo e dez vezes mais forte que o Kevlar.
4#. O maior lagarto:
Em 2006 foram divulgadas pelo Museu Nacional das Filipinas fotos mostrando um lagarto com pintas douradas que habita as montanhas de Sierra Madre. Pesquisadores foram ao local para identificar o réptil e revelaram apenas em fevereiro de 2010 de que se tratava de uma nova espécie. Batizado de Varanus bitatawa, ele é maior lagarto descoberto nos últimos anos e possui um pênis duplo (hemipênis). Seu principal alimento são frutas e seu parente mais próximo é o dragão-de-komodo. Para evitar os predadores ele passa a maior parte do tempo na copa das árvores, o que também o manteve longe dos olhos atentos dos cientistas.
3#. Sanguessuga “nasal”:
Em 2007 uma menina foi levada até um hospital no Peru, no local o médico retirou uma sanguessuga do nariz da garota e enviou uma amostra para pesquisadores que conhecia. Eles foram incapazes de classificar ela entre as famílias conhecidas de anelídeos e após anos de pesquisas em campo revelaram que se trata de uma nova espécie que pertence a um grupo de sugadores de sangue capazes de habitar os orifícios dos mamíferos, especialmente nariz, olhos, reto e vagina. Por causa do enorme tamanho dos dentes ela recebeu o nome de Tyrannobdella rex em referência ao Tyrannosaurus rex.

2#. O macaco que espirra quando chove:
No nordeste do Mianmar (Ásia) foi encontrada uma nova espécie de macaco que possui as narinas voltadas para cima, assim quando chove a água entra pelas cavidades nasais fazendo o animal espirrar. Para evitar esse desconforto o macaco coloca a cabeça entre os joelhos. Existem poucas centenas de exemplares ainda vivos, pois a população já caçava os primatas antes mesmo de ser descoberto pelos especialistas. A imagem a seguir faz parte de um vídeo onde aparece o cadáver de um Rhinopithecus strykeri (o seu nome científico).
1#. Lagarto autoclonante!!
E o nosso campeão é o Leiolepis ngovantrii, um lagarto com uma história de descoberta no mínimo curiosa. Um pesquisador vietnamita observou vários lagartos que estavam sendo servidos em um restaurante no sul do Vietnã, os pequenos répteis chamaram a sua atenção pelo fato de todos parecerem ser fêmeas. Ele fotografou alguns e enviou as imagens para outro cientista na Califórnia, o Dr. L. Lee Grismer, que ao ver as fotos largou tudo e viajou para o Vietnã.
Ao analisarem o DNA os especialistas ficaram surpresos ao ver que todos da nova espécie eram fêmeas e clones de uma mesma mãe. A suspeita é que o réptil tenha se originado do cruzamento de duas outras espécies, mas ao invés de nascer estéril – como geralmente acontece quando espécies diferentes cruzam – ele nasceu com a capacidade de se autoclonar através de um processo chamado de partenogênese que é quando um embrião se desenvolve sem fertilização, ou seja, a reprodução é assexuada.



Como vimos, 2010 foi um ano de descobertas incríveis! Mas apesar de cada descoberta ser uma boa notícia, elas também tem um lado triste. Grande parte das novas espécies descobertas ou classificadas em 2010 já está ameaçada de extinção ou corre algum risco. Vamos esperar e torcer para que esse ano de 2011 traga novas espécies, mas principalmente para que as que já foram descobertas consigam continuar existindo em seu habitat natural.



Dica do Listmoor >> http://listmoor.com/
 POSTADO por EDUARDO SOUSA  d-.-b

domingo, 20 de março de 2011

Cachorrada

 Olá, pessoas
Como estamos? Bem, obrigada. Nesse momento estou em Teresina. Isso é muito relevante pra o post de hoje: cachorros! Que fique claro...o post de hoje é sobre Canis familiaris  mas pode interpretar como quiser se você tem problemas com alguns homens   ;D
Gente, amo bicho...AMOOO! Gosto muito de mamíferos e répteis. Sou fascinada por comportamento animal, e sei um pouquinho sobre modelagem de comportamento por que também sou estudante de psicologia. Dentre as abordagens psicológica, a Análise do Comportamento foi a que tive mais contato e também maior identificação.
Pois bem, como disse estou em THE, na casa da minha mãe. Aqui tem uma cadela, a Dott. Lindaaa ela, porém meio 'besta' e mal acostumada,  por isso quando venho tento colocar ela no eixo. 
Acontece que a Dott tem um hábito infeliz de bater no portão do quintal pra chamar atenção (principalmente de manhã cedo quando estou dormindo e com ressaca, o que me motivou a escrever sobre isso hoje ¬¬).  Ok, entendo que a 'bichinha' seja carente, mas não devemos reforçar esse tipo de comportamento. Minha mãe, sempre que a Dott bate no portão, vai lá gritar com ela. Grande besteira! Já disse que não importa se ela está dando uma bronca nela, a cachorra não entende assim, vê como uma resposta positiva ao comportamento de chamar atenção. E então o que deve ser feito? Muito simples: Não responder! O que chamam na psicologia de SΔ (S delta). O ideal seria que minha mãe tivesse paciência e deixasse a Dott bater no portão "até cansar". Se ela não obtem uma resposta, qual o sentido de continuar com aquele comportamento? Nenhum. Porém, mamis querida, aquela que colocou quem vos fala ao mundo, não tem paciência nem quando eu bato no portão, imagine batidas constantes da outra filha dela. kkkk. Resultado: Eu desacostumo a cachorra quando estou sozinha (é o caso agora) e ela estraga a  bendita quando chega (será o caso amanhã). 
Mas voltando a nossa conhecida ISOLADA (SΔ), esta não serve só com cachorros. Sabe aquele "menino ruim", aquela criança insuportável que fica no corredor do supermercado dando showzinho? E que a abestada da mãe vai lá e compra tudo que o traste do garoto quer? Poisé, se essa dita cuja resolvesse deixar o menino secar de chorar, esperniar até se cansar, e não cedesse à chantagem de sua prole, estaria extinguindo um comportamento indesejado: O comportamento de chorar por ser mimado! Nada  mais insuportável que choro de criança. ¬¬
Respira....respira...pronto...estou calma de novo
ashuahushas
Brincadeira, na verdade eu entendo dessa parte teórica, mas sei que ser mãe não é fácil. (:
Então gente, voltando aos cachorros, na casa da minha tia tem um cachorro de difícil convívio, uma criança super mimada. Por isso eu sempre digo aos amantes dos dogs (humm...lembrei de hot-dog...deu fome :D) ..cães são amigos do homem, fazem até bem para a nossa saúde 
porém se você não souber domesticá-lo, modelar um comportamento desejado, esse pode se tornar uma boa dor de cabeça (a Dott quando bate no portão em meus dias de ressaca). Por isso vou deixar esse site super legal com dicas valiosas para donos de cães (mulheres com homens ruins falar diretamente comigo, tenho dicas ótimas ;D) http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=comportamento_indice.htm 
;D
Tenho muito conteúdo sobre cães e gatos, vou passando aos poucos. Vejam a foto da Dott preguiçosa e faceira ahsuhauhsa. 




(Dizem que o cachorro parece com o dono. Ela é branca e gorda como minha mãe :D) 

Pra finalizar, um vídeo de bichinhos engraçados (quem tiver como assistir os vídeos do animal planet também são muito bons  ^^)
 



Beijos na testa, queridos :*
 Postado por Rita Santana (:

sexta-feira, 18 de março de 2011

♪ Toma MADEIRADA...!! ♫

Pra quem achou que eu ia colocar aqui qualquer referência à essa música até bem popular (mas que eu, particularmente detesto!!), perdeu a viagem! Em uma das minhas 'andanças' por outros sites, vi uma chamada de matéria que me deixou intrigado: "Madeira que cupim não rói!"; Daí eu pensei: "Só sendo um pau tronco muito duro!!" 

Fui ler a matéria e descobri que na verdade, a resistência da madeira citada no site, deve-se a uma adaptação contra cupins. Pesquisadores mostraram que a resistência da aroeira-do-sertão ao ataque de cupins deve-se à ação de uma proteína presente na planta que é letal para esses insetos. A aroeira-do-sertão é uma árvore encontrada no nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil e conhecida por sua resistência a cupins. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de inseticidas orgânicos, menos prejudiciais ao ambiente.

Muito usada na construção civil, a aroeira-do-sertão é conhecida por sua qualidade e grande resistência ao ataque de cupins. Essa ‘imunidade’ é atribuída à lectina, proteína presente em diversos organismos e que, nesse caso, funciona como um inseticida natural. Agora um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desvenda os mecanismos desse efeito cupinicida, que resulta de um conjunto de ações da proteína no sistema orgânico dos insetos. “Descobrimos que, mesmo depois de ingerida, a lectina permanece ativa no intestino dos cupins, o que comprova sua resistência às enzimas que digerem proteínas consumidas por insetos”, afirma a bioquímica Patrícia Paiva, líder da pesquisa. Segundo ela, a lectina interage com carboidratos presentes no aparelho digestivo dos cupins, o que impede a digestão e absorção de nutrientes pelo inseto e leva a sua morte. Além disso, os pesquisadores atribuíram à lectina a capacidade de matar bactérias intestinais, responsáveis pela produção de enzimas que quebram celulose. “Sem a ação dessas enzimas digestivas, os cupins morrem”, acrescenta a bioquímica.

TESTES: Além de investigar a ação da lectina, o estudo buscava comprovar que a proteína está ativa na madeira da aroeira. Para isso, cupins da espécie Nasutitermes corniger foram colocados em contato com soluções líquidas com diferentes quantidades de lectina extraída do tronco da árvore. Depois, a equipe monitorou a sobrevivência dos insetos diariamente.
“O resultado nos surpreendeu, porque a madeira é considerada um tecido morto na planta, mas, ainda assim, existiam ali lectinas bioativas desempenhando atividade cupinicida”, destaca Paiva.
Nessa primeira fase do estudo, realizada entre 2004 e 2008, os testes foram bem-sucedidos: 100% dos cupins soldados morreram após um período de cinco a sete dias. Já os cupins operários demoraram um pouco mais, entre oito a dez dias. “Esse efeito diferenciado pode estar relacionado a diferenças biológicas entre as castas”, supõe a bioquímica. Segundo ela, a pequena variação no tempo necessário para matar todos os cupins de uma mesma casta está diretamente ligada à quantidade de lectina aplicada na solução líquida.


Isso seria, se pensarmos bem, uma verdadeira "MADEIRADA na cabeça dos cupins"!! Tente se colocar no lugar deles... Já pensou, se por exemplo, as vaquinhas começassem a fabricar substâncias tóxicas que afetassem diretamente no leite ou na carne?! Seria péssimo comer uma picanha envenenada, mas da mesma maneira que o tronco de aroeia-do-sertão não gosta de ser comido, as vacas também não devem gostar nem um pouco!! Enfim... resta-nos apenas contemplar as maravilhas da mãe Natureza, e entender que ela sempre dá um jeito para se adequar as coisas mais exóticas
 possíveis!!!



 
POSTADO por
EDUARDO SOUSA  d-.-b
Dica do Ciencia Hoje

terça-feira, 15 de março de 2011

Estréia

Olá, pessoas :)
Hoje é minha estréia de fato aqui no blog. O Eduardo já me apresentou (e muito bem, obrigada), mas vou me apresentar ainda mais (superapresentada). Desde já agradeço o convite dos meninos pra ajudar (ou não) aqui no blog e aos que comentaram (comentários que muito me agradaram)...farei o possível pra postar coisas interessantes. Também tenho como proposta (ui, toda política) arrumar o "ambiente", que apesar de já ter feito umas pequenas alterações, ainda está beeeem poluído visualmente [hehehe]. Sou assim, cheia das coisas no lugar, por mais que esteja bagunçado, mas deve ser uma bagunça organizada [kkkk]. E também sou bem contraditória e gosto de contrariar, de ser do contra e de controlar (ui). Apesar dos adjetivos aparentemente negativos (só pra descontrair) eu sou bem tranquila (porém não sou mosca morta). Mas chega de falar especificamente de mim...vamos falar da Biologia, essa linda.
Quem sempre sonhou em ser Biólogo desde criança? Professor de Biologia? Eu respondo: Ninguém. Pode até ter um ou dois pra desmentir aqui, mas quem é que, quando criança, disse: 
- Quando eu crescer vou dar aula de Ciências, mamãe!
Difícil, né? Poisé...mas certamente ou você disse ou já escutou algum guri dizer:
- Quando eu crescer vou ser Médico, mamãe! 
(Geralmente dizem que vão ser Pediatra...kkkk)
Mas onde quero chegar com isso? Será que eu acho que Biologia não vale à pena? Claro que vale, senão por quê eu estaria cursando essa lindeza caso eu não gostasse? Ahh, tem quem não goste e cursa...realmente...mas aí é outro caso. O que quero mesmo dizer é que a Biologia, a Matemática, Física e outros tantos cursos (especialmente licenciaturas), ainda são muito menosprezados. A visão de que o mundo se faz só com Médicos, Advogados e Engenheiros deve acabar...é quase medieval. Eles são supermegaimportantes sim! Mas vejo que as outras profissões, outros cursos, também são...se não fossem necessários já teriam acabado, não é mesmo? E o que falta? Primeiro acabar com essa cultura do status, e que "DOUTOR" é aquele formado em medicina. Já tive professores doutores em Biologia, estão todos bem resolvidos na vida. Mas ainda assim são poucos os que se aventuram nessas áreas por vontade. É bem verdade que se comparar o salário de um professor de biologia da rede pública de ensino com um Desembargador, por exemplo, a humilhação é grande. Mas é lutar por melhorias e não pensar só no dinheiro...claro que é importante, mas não é tudo. Ainda assim existem muitos cargos ocupados por Biólogos que a relação salário-condições de trabalho é bastante interessante (não é o caso do professor do Estado do Piauí, claro). Vamos ver áreas de atuação dos Biólogos (tá no cardápio...é só escolher, gente ;D):


Meio Ambiente e Biodiversidade

Aquicultura: Gestão e Produção;
Arborização Urbana;
Auditoria Ambiental;
Bioespeleologia;
Bioética;
Bioinformática;
Biomonitoramento;
Biorremediação;
Controle de Vetores e Pragas;
Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas, Científicas e Didáticas;
Desenvolvimento, Produção e Comercialização; de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental;
Ecodesign;
Ecoturismo;
Educação Ambiental;
Fiscalização/Vigilância Ambiental;
Gestão Ambiental;
Gestão de Bancos de Germoplasma;
Gestão de Biotérios;
Gestão de Jardins Botânicos;
Gestão de Jardins Zoológicos;
Gestão de Museus;
Gestão da Qualidade;
Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas;
Gestão de Recursos Pesqueiros;
Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos;
Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia;
Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica;
Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora;
Inventário, Manejo e Comercialização de Microrganismos;
Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: Límnicos, Estuarinos e Marinhos;
Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero;
Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica;
Inventário, Manejo e Conservação da Fauna;
Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos;
Licenciamento Ambiental;
Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL);
Microbiologia Ambiental;
Mudanças Climáticas;
Paisagismo;
Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense;
Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas;
Responsabilidade Socioambiental;
Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas;
Saneamento Ambiental;
Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade.

Biotecnologia e Produção

Biodegradação;
Bioética;
Bioinformática;
Biologia Molecular;
Bioprospecção;
Biorremediação;
Biossegurança;
Cultura de Células e Tecidos;
Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs);
Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
Engenharia Genética/Bioengenharia;
Gestão da Qualidade;
Melhoramento Genético;
Perícia/Biologia Forense;
Processos Biológicos de Fermentação e Transformação;
Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção.

 Saúde

Aconselhamento Genético;
Análises Citogenéticas;
Análises Citopatológicas;
Análises Clínicas;
Análises de Histocompatibilidade;
Análises e Diagnósticos Biomoleculares;
Análises Histopatológicas;
Análises, Bioensaios e Testes em Animais;
Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano;
Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos;
Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sangue e Hemoderivados;
Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões;
Bioética;
Controle de Vetores e Pragas;
Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
Gestão da Qualidade;
Gestão de Bancos de Células e Material Genético;
Perícia e Biologia Forense;
Reprodução Humana Assistida;
Saneamento;
Saúde Pública/Fiscalização Sanitária;
Saúde Pública/Vigilância Ambiental;
Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica;
Saúde Pública/Vigilância Sanitária;
Terapia Gênica e Celular;
Treinamento e Ensino na Área de Saúde;
Gestão de Bancos de Células e Material Genético.

E ainda tem muito mais, mas peguei só esse quadro mesmo, por que sei que a preguiça bateu aí tanto quanto bateu aqui [kkkk]
E DAR AULAAAAA, MEU POVO...que é lindeza demais. 
Ufa! Cansei...imagine vocês. É assim mesmo, eu sempre falo demais. Se preparem. Beijos na testa :*


Referências (de onde eu copiei):  http://www.crbio4.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=84

Postado por: Rita Santana (: