No 2° período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI campus Floriano, os alunos pagam uma disciplina chamada Microbiologia e Imunologia. Como todos sabem, o nosso Sistema Imunológico é o responsável pelas defesas do nosso corpo. De forma geral, é ele que evita (ou tenta evitar) de ficarmos doentes, fato que só ocorre devido à ação de diversos elementos componentes desse sistema, tais como os linfócitos T e B, os macrófagos e os monócitos, por exemplo. Quando contraímos alguma doença, é comum falarmos em "Sistema Imunológico enfraquecido ou debilitado" que é o que acontece quando um organismo maligno, como uma bactéria ou vírus, entra no nosso corpo e causa distúrbios devido às nossas células de defesa não estarem em sua plena atividade. Quando eu paguei essa disciplina, um artifício usado pelo professor para que pudéssemos entender melhor o conteúdo era colocar os componentes celulares como se fossem "personagens" de um pequeno jogo de guerra, em que nossas células de defesa, cada uma com sua especialidade, tentavam impedir que células invasoras tomassem todo o "território" do nosso corpo. E isso dava certo (pelo menos comigo! ^^). Dava tão certo que a FAS - Federação dos Cientistas Americanos (em inglês: Federation of American Scientists) desenvolveu um jogo educativo chamado Immune Attack onde o jogador é levado ao interior do corpo humano e tem por objetivo combater agentes invasores dos mais variados possíveis. O jogo requer conhecimentos de imunologia e tráz ao aluno de Ensino Fundamental e Médio (público alvo do projeto) uma maneira divertida e prática de compreender o funcionamento do corpo humano. Confiram a matéria completa que dá mais detalhes sobre esse método de ensino inovador.
"Immune Attack é um jogo educativo desenvolvido pela FAS (Federation of American Scientists) e tem como objetivo ajudar os alunos de ensino médio e fundamental a entender como funciona o corpo humano e o sistema imune. O software pretende ensinar imunologia de maneira divertida e atraente. As fases o jogo exigem conhecimentos do sistema imunológico, o que força os alunos a interagirem para compartilhar o que cada um sabe, a fim de poderem completar as missões.
Nele é possível conhecer diversos tipos de células do sistema imune (linfócitos Te B, macrófagos, células Natural Kliller, neutrófilos, monócitos) e entender o funcionamento de cada uma delas na resposta imune. O jogador é guiado por uma nave que explorará vários tecidos e se locomoverá pela corrente sanguínea. Durante sua viagem será possível presenciar o funcionamento do sistema imune, mas é necessário tomar cuidado, pois assim como os invasores naturais (fungos, bactérias e protozoários), a nave será atacada pela células que desencadearão forte resposta. O jogo está disponível somente em inglês. Mas tem sua eficácia comprovada.
Lute contra bactérias e ajude o sistema imune a se preparar contra patógenos invasores!"
Assistam o vídeo sobre o jogo:
Dica do BioInterativa: http://biointerativa.com/
POSTADO por EDUARDO SOUSA d-.-b
Nenhum comentário:
Postar um comentário