Pesquise no BioLoukos

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aranhas DORGADAS!

Olá pessoal... a postagem de hoje vem falar dos efeitos de diversas drogas sobre a capacidade de ação dos indivíduos. Um estudo feito em 1995 por cientistas da NASA estudaram os efeitos de drogas como maconha, soníferos e cafeína sobre a habilidade de tecelagem de aranhas. De forma geral, as drogas deixaram as aranhas desorientadas ou perturbadas, de maneira que não conseguiram fazer suas teias normalmente. Na minha opinião, esses resultados demonstram como o sistema nervoso de animais reage de maneira desajustada aos efeitos das diversas drogas disponíveis por ai e que muitas vezes nos são oferecidas durante a vida! Abaixo segue a matéria completa, disponível no Diário de Biologia, por sinal, um site muito interessante! Espero que curtam.... até as próximas postagens! Abraçs...

[...]

Em 1995, cientistas da NASA estudaram os efeitos de várias drogas comuns sobre as habilidades de tecelagem das aranhas. O objetivo era analisar a estrutura periódica (ou falta dela) das teias após o contato das aranhas com diversas drogas e com isso determinar o nível de toxidade relativa de drogas como maconha, LSD, cafeína, anfetamina, mescalina e soníferos.
Teia feita sem efeito de drogas
Assim, quanto mais tóxica a droga, menos organizada era a teia de aranha tecida. A aranha sob efeito de maconha fez um bom trabalho de tecelagem, mas depois ficou entediada ou distraída, se afastou e não terminou o trabalho. Sob efeito da anfetamina, uma droga que causa um efeito eufórico estimulante, a aranha foi muito rápida e trabalhou energicamente, porém não teve muita organização do quadro geral e deixou grandes lacunas. Sob efeito de LSD, a aranha teceu sua teia psicodélica simétrica, que era muito bonita, mas não muito eficiente para captura insetos. Sob efeito de sonífero, não deu outra, a aranha ficou desorientada e “adormeceu” antes de terminar seu trabalho.
LSD
Maconha
Benzedrina (Anfetamina)










Para surpresa dos pesquisadores, a aranha sob efeito da cafeína, construiu uma teia horrível. Ao que parece, a cafeína deixou a aranha incapaz de construir até mesmo uma célula organizada, a teia não mostrou nenhum sinal de “cubos ou raios”, que são padrões fundamentais para o design de uma teia convencional. A cafeína foi a substância que mais afetou as aranhas e isso pode provar o quanto os aracnídeos são diferentes do seres humanos, enquanto nós tomamos um cafezinho para começar um bom dia de trabalho as aranhas podem perder todo o trabalho na presença dessa substância.
Soníferos
Cafeína


[...]
Então que todo mundo fique sabendo que drogas afetam seu sistema nervoso... sendo assim, façam como eu:
KKKKKK

POSTADO por EDUARDO DE MORAES \,,/_

3 comentários:

  1. Me parece que o comportamento do SN dos Araneaes em relação as drogas citadas é inversamente proporcional ao do SN humano, uma vez que a droga mensionada que me parece ser mais nociva a nossa espécie (maconha) é justamente a que parece apresentar menores resultados negativos na produção das teias.

    ResponderExcluir
  2. Eh Ronilson.... acho que concordo mais ou menos... tipo: O SN de aracnideos de uma forma geral eh bem diferente de mamiferos. Neles, o SN eh do tipo Ganglionar, se nao me engano, que sao ganglios (2) e nervos distribuidos por todo o corpo, alem de sensores superficiais. Enqt que nos mamiferos, o SN eh 'chefiado' por um SNCentral, onde todas as informações, ações e reações sao processadas. nao eh mesmo? Assim, provavelmente o efeito das 'dorgas' nos dois SNs poderia ser um pouco diferenciado. Porém, se observar melhor, segundo a pesquisa as aranhas sob efeito da maconha tiveram 'bom desenpenho' de inicio, mas posteriormente abandonaram o projeto sem conclui-lo. Considerando as proporções de ambos animais, acho que o efeito negativo nao eh tao reduzido assim.

    ResponderExcluir
  3. De fato! Mais o que eu quis dizer com inversamente proporcional pode ser explicado simplesmente se observar a teia da aranha maconhada com a teia da aranha cafeinada!

    ResponderExcluir