↓
↓
↓
↓
↓
Acredite, zumbi não é invenção apenas de filmes. Muita gente não sabe, mas no reino animal existe uma criatura que acaba vivendo sem domínio próprio.
A 'Formiga-Zumbi'!! |
“Um estudo revelou que um fungo parasita tem a capacidade de assumir a mente e o corpo de uma formiga, levando-a onde ele quer. O fungo, uma espécie de Ophiocordyceps, foi encontrado vivendo em Formigas-de-Carpinteiro (Camponotus spp.) na floresta tropical da Tailândia, controlando seu sistema nervoso para que elas se torneassem seres com um único propósito: ajudar os fungos a se reproduzirem.
De acordo com o Daily Mail, os pesquisadores testemunharam um total de 16 formigas infectadas que deixaram suas colônias e vagaram até morrer. Como o fungo se espalha através da formiga o corpo começa a agir de forma irregular, antes que ela finalmente morra após morder uma folha.
“O fungo manipula as formigas contaminadas para que elas morram onde o parasita prefere ficar, fazendo-as viajar por muito tempo nas suas últimas horas de vida“, comentou David Hughes, investigador do estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia. Ao dissecar as formigas infectadas, foi descoberto que, ao morderem a veia de uma folha, suas cabeças estavam cheias de fungos que afetaram o movimento da mandíbula para que a boca nunca mais pudesse ser aberta. Com isso, elas morrem.”
No detalhe, o crescimento do fungo a partir da carcaça da formiga presa à folha. |
Pra gente ver como as coisas do mundo animal são bem loucas... Na verdade eu já tinha ouvido falar disso, mas não fazia idéia que era tão impressionante esse tipo de comportamento. Pois é galera, zumbis existem! E podem estar bem próximos de nós!
Como também sou um louco pela Sétima Arte, achei que seria bem lógico comparar essa descoberta com alguns filmes que seguem a temática zumbi, por exemplo os clássicos Night of the Living Dead (1968) – A Noite dos Mortos Vivos e Dawn of the Dead (1978) – O Despertar dos Mortos (ambos do gênio dos filmes sobre zumbis, George A. Romero) e, mais atuais, os filmes da sequência Resident Evil. Para aqueles leitores que nunca assistiram ao menos um filme da seqüência, Resident Evil conta basicamente a história da destruição da humanidade após a contaminação massiva da população por um vírus artificial criado por uma corporação, a Umbrella, que trabalhava com modificações genéticas em experimentos secretos. Esse vírus letal acaba escapando do complexo da corporação Umbrella e ocasiona uma contaminação na grande maioria das pessoas do planeta, tornando-as zumbis, levando o mundo ao Apocalipse. Em todos os filmes da saga, a ‘veia biológica do cinema’ é levada ao seu nível máximo, contemplando eventos como parasitismo, contaminações, mutações, evolução...
Enfim, o filme tem lá suas bases na Biologia de uma forma geral, e vale a pena de ser assistido (eu recomendo!! ^^). Quanto às nossas amigas, as Formigas-de-Carpinteiro, o seu fim é trágico, mas necessário para a manutenção do equilíbrio natural imposto pela nossa sábia mãe-natureza.
POSTADO por EDUARDO SOUSA d-.-b
Olá BioLoukos.
ResponderExcluirTenho um vídeo com o Daniel Dennett em que ele cita o caso dessa formiga. É impressionante. Valeu muito pela informação. Parece coisa de louco mesmo.
Um abraço.
Jaqir Feitosa.
Massa! Tinha um preconceito com filme de zumbi...mas vendo essa possibilidade da formiga...hum...quem sabe eu não veja com outros olhos ;D show!
ResponderExcluirCaro Jair,
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha curtido o post!! Se for possivel queria muito ver esse video... ele poderia render outra postagem! rs... Se tiver o link, me mande! Agradeço desde já! Origado pela visita e volte sempre! Abraçs...
Ritinha "mi amor de mi 'bida'"... (kkkk)
ResponderExcluirQue bom que fiz vc ver esse tipo de filmes com outros olhos... Eu gosto muito dos filmes de zumbi! rs... E se quiser posso te passar alguns titulos que achei mto legais!! :p
BJUZ, e vai postar! kkkkkk...