Pesquise no BioLoukos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Floriano: O paraíso dos URUBUS!!

Olá pessoal... Esse blog tem por objetivo principal publicar pensamentos nossos a respeito de temas relacionados à biologia e que estejam de alguma forma ligados à nossa vida, contribuindo também para o conhecimento de quem lê nossas matérias. Pois bem, o post abaixo é na verdade uma reunião de tudo isso.


Acredito que TODOS nós conhecemos um Coragys atratus, também conhecido como URUBU.

[...]
“O urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) é uma ave cathartiforme da família Cathartidae, pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. Conhecido também como urubu-comum, corvo, urubu-preto e apitã. No ambiente natural, alimenta-se nas mesmas carniças das outras espécies. Nas proximidades das casas, busca restos de comida e partes de animais domésticos abatidos. Acostuma-se com a presença humana e, em alguns locais, circula até junto de galinhas e outras aves domésticas. Quando estão andando próximos a outros urubus, deixam a cauda ereta aparecendo entre as asas. Além de carniça, costuma comer pequenos vertebrados e ovos. Em dias muito quentes, pousam nas margens de rios e lagoas para beber água e resfriar as pernas. Entram na água rasa e molham as pernas completamente.”
[...]

Pois é, mas em nossa querida cidade, o grande aumento da população desses animais se tornou um problema. Em todo e qualquer lugar para onde se olhe, vê-se um urubu. E esses animais só tiveram esse ‘boom’ populacional porque a disponibilidade de seu alimento ficou muito facilitada. Nossa cidade está suja... Não sei de quem é a culpa, e também não me interessa! Só me interessa que não estamos vivendo num lixão e sim numa cidade que DEVERIA ser limpa, mas que o que acontece é justamente o contrário!! Em todos os cantos encontram-se montes de lixo, carcaças de outros animais mortos, acúmulo de restos, e é justamente por esse acúmulo de lixo que os urubus procuram... é um verdadeiro 'paraíso dos urubus'!! Esses seres são vertebrados especializados em ‘reciclar’ os detritos sobre a terra, ou seja, eles só estão fazendo o trabalho que lhes foi conferido pela Mãe-Natureza!!!

Porém, a convivência desses animais com nós humanos é meio que uma relação de tolerância e, portanto, necessita de certa ‘distância’. Se esse espaço não é respeitado essa relação torna-se desequilibrada. Urubus que vivem no mesmo espaço social que humanos podem vir a causar uma série de transtornos, como rasgar sacos de lixo, sujar locais domésticos, além de poderem transmitir diversas doenças, já que podem estar frequentemente em contato com o lixo e dejetos... Mas também não adiantaria sair por ai matando todos os urubus que aparecessem pelo caminho!! Isso não seria o correto a se fazer, afinal, os coitados só estão fazendo o que é da sua ‘programação’ natural.
Fotos tiradas aqui em Floriano, postadas no blogue do JAIR FEITOSA.

A solução, que por sinal todos nós conhecemos muito bem, seria LIMPAR cada canto da cidade... Recolher os amontoados de lixo, não deixar de por o lixo para quando passar o caminhão de coleta, procurar não despejar restos em qualquer lugar... Eu poderia passar horas aqui falando de medidas SIMPLES e que todos nós temos a OBRIGAÇÃO de cumprir no dia-a-dia. Portanto caros amigos leitores façam sua parte!! Limpem a rua onde moram, evitem acúmulos de lixo em terrenos baldios, comuniquem à prefeitura se algum lugar estiver necessitando de limpeza, conversem com aqueles que teimam em jogar lixo em qualquer lugar... Coisas simples, que não custam nada e são ações de qualquer cidadão que se preocupa com o lugar onde vive; e quem sabe assim, dentro de pouco tempo tenhamos nossa cidade limpa, bonita e agradável de viver.

*PS: As últimas fotos são do post "O que acontece quando nada acontece em Floriano", do nosso colega bloguer JAIR FEITOSA. Confiram em >> http://jairfeitosa.blogspot.com/2011/06/blog-post.html<<!!!
Devo dizer ainda que nós do #BioLoukos IFPI# não queremos tomar parte em nenhum lado político, mas devemos mostrar a verdade que acontece bem na nossa frente e que poucos ligam para ela.

POSTADO por EDUARDO SOUSA  d-.-b

3 comentários:

  1. Eduardo Sousa d-.-b (BioLoukos IFPI)24 de junho de 2011 às 18:29

    Caro Ojuara,
    Obrigado por comentar no nosso blog, e fique a vontade para voltar sempre!! Eh triste mesmo nossa realidade... a cidade está, literalmente, SÓ O LIXO!!

    ResponderExcluir
  2. FLORIANO TAH PAREÇENDO UM PANTÂNO ABANDONADOH...
    O PREFEITO DAKI TINHA QUE TER VERGONHA DE TER UMA CIDADE ASSIM, E AINDA SE ORGULHAR AO FALAR QUE ESTÁ FAZNEO UMA BOA CAMAPANHA, UM ABRAÇO AE PARA O JAIR FEITOS QUE POSTAS AS FOTOS NO SEU BLOG E OUTRO PRA VOÇÊS BIOLOUKOS QUE ESTÃO FAZENDO UM ÓTIMO BLOG!!!

    ResponderExcluir