Pesquise no BioLoukos

domingo, 25 de dezembro de 2011

O "Benjamin Button" dos estudos celulares.

Olá galera, hoje o BioLoukos IFPI traz pra vocês (ou melhor, para nós!) uma grande novidade no mundo científico. A matéria a seguir vem tratar de um tema que pode-se ate pensar ser de filmes de ficção científica, mas que felizmente já é uma realidade! para todos os seres vivos, é inevitável a chegada do envelhecimento e com ele varias dificuldades naturais. Controlar esse mecanismo de envelhecimento é algo que foge das nossas mão. Ou pelo menos fugia! De acordo com pesquisas feitas pelos cientistas franceses do Instituto de Genômica Funcional (Inserm/CNRS/Universitté de Montpellier) O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO PODE SER REVERTIDO.

Quem nunca assistiu o filme "O Curioso Caso de Benjamin Button"!? (Quem realmente nunca assistiu está perdendo um ótimo filme!) A ideia de existir alguém capaz de vencer o envelhecimento, revertendo esse processo é uma vontade de muitos (as)! E é agora uma realidade científica. Segundo um estudo publicado na revista especializada Genes & Development cientistas franceses conseguiram reprogramar células de doadores centenário para o estágio de células tronco. (Saiba mais sobre CÉLULAS TRONCO aqui.) É importante destacar que todo o processo de envelhecimento celular não foi apenas estagnado, mas revertido até um estágio em que as células ainda não são diferenciadas. Isso permite, dentre outras coisas, estudar melhor o processo de envelhecimento além de corrigir patologias vindas com esse processo, como disse o líder da equipe, Jean-Marc Lemaitre. Desde 2007, cientistas demonstraram ser possível reprogramar células humanas adultas em células-tronco pluripotentes semelhantes às células-tronco embrionárias em todos seus aspectos,  principalmente em serem capazes de se diferenciar em células de todos os tecidos, como neurônios, cardiacas, ósseas. Nesse experimento porém, a novidade foi utilizar células idosas e conseguir reverter o quadro de idade celular avançada em células com características de células-tronco embrionárias, superando o limite da senescência (última etapa do envelhecimento celular) imposto até então.

Para tanto, Jean-Marc Lemaitre e sua equipe multiplicaram fibroblastos (células epiteliais) de um doador de 74 anos, e em seguida fizeram a reprogramação destas células, in vitro, usando um coquetel de SEIS ingredientes genéticos clássicos de transcrição (OCT4, SOX2, C MYC, KLF4,NANOG e LIN28), conseguindo induzir as células do doador se transformarem ate chegar no estágio de células-tronco pluripotentes do tipo embrionário, sem conservar vestígios de seu envelhecimento passado.

Fibroblastos, um dos tipos de células usadas nas pesquisas.
Pra saber se o avanço da idade influenciava no processo de rejuvenescimento, os cientistas usaram ainda células de outros doadores mais velhos, de 92, 94, 96 até 101 anos, e o resultado foi o mesmo, concluindo que "a idade das células não é definitivamente uma barreira para reprogramação". Talvez a maior vantagem desse estudo seja a criação de um outro caminho para o uso de células-tronco embrionárias, pois essa reprogramação a partir de células adultas evita as críticas ao uso de células-tronco extraídas de embriões.

Quem sabe daqui a alguns anos a "Fonte da Juventude" não seja apenas o nome da farmácia ali da esquina, vendendo remedinho pra não envelhecer!? rsrs... É meu caro Benjamin Button, parece que você deveria ter guardado melhor esse seu segredo! kkkk...


Para mais informações (ler o artigo original) clique AQUI.

POSTADO por EDUARDO DE MORAES \,,/_

5 comentários:

  1. Olá Eduardo.

    Notícia legal que pode trazer junto com o desenvolvimento da técnica um problema ético. Queremos viver "eternamente"? Quem poderá ter acesso ao "coquetel"? Todos ou só uns poucos? Além de saber que isso só poderá ocorrer daqui a muuuiiitttaaasss décadas.

    Matéria interessante.

    Abraços.

    Jair Feitosa.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jair,
    Em primeiro lugar obrigado por sempre estar nos acompanhando! Seu apoio eh muito expressivo para nós. Em segundo, quero dizer que realmente tens razao nos teus questionamentos.... O merito da descoberta é irrefutavel, mas ainda traz algumas problematicas inevitaveis! Acho que isso eh 'mal' de toda e qualquer descoberta revolucionaria! rs... Cabe a nós, e principalmente às futuras gerações fazer dessas descobertas beneficios para a grande maioria, e nao apenas monopolizar tudo isso!

    Abraçs... Eduardo de Moraes \,,/_

    ResponderExcluir
  3. Pois bem, meu caro Eduardo Sousa... Essa é uma grande descoberta para a ciência... Mas, digamos que seja então, definitivamente, descoberta a fórmula para a juventude... E digamos, também, que todos tenham acesso a tal maravilha. Agora pensa bem... Uma vez que todos, ou mesmo uma grande maioria (e porque não minoria?), tenha acesso a essa revolucionária fórmula... será que teria espaço e qualidade de vida para todos na Terra, uma vez que com essa novidade seria mais duradoura a existência no planeta? Será que essa receita para um bolo perfeito não traria mais problemas para a humanidade que benefícios? Será que a MORTE não é em si um processo natural para dar a todos uma oportunidade de passar por aqui e cumprir sua missão, por assím dizer?
    Atenciosamente, o biolouko Ronilson DuMont...

    ResponderExcluir
  4. Caro Ronilson.... Olha, realmente essa eh uma questao muito interessante. Vamos ver se consigo responde-la satisfatoriamente:

    1. Sabemos que nosso planeta eh cada dia mais consumido sem a menor preocupação com a sustentabilidade natural do proprio planeta. Nos dias atuais, com cerca de 7 bilhoes de pessoas segundo a ONU, travamos uma batalha extremamente dificil contra o consumo desregrado de nossos recursos naturais. Imaginem daqui a alguns anos, quando a população naturalmente se expandir e se supostamente o envelhecimento fosse revertido, ocasionando pessoas jovens por muito mais tempo consumindo nossos recursos de todas as formas,mesmo com politicas de racionamento, provavelmente nosso planeta nao aguentaria por muito tempo!

    2. Como vc bem disse, a morte eh em si um mecanismo natural que regula, controla todo o processo vial dos seres. Como diria Chicó em O Alto da Compadecida, como a pobre cachorrinha todo ser vivo ao se encontrar com a morte "Cumpriu sua sentença e encontrou com o único mal irremediavel... Aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação, que iguala tudo que é vivo num só rebanho de condenados... PORQUE TUDO QUE É VIVO MORRE." Evolutivamente falando, a morte é uma das etapas de todo o processo de evolução das espécies, e eh tmbém um mecanismo de regulação natural da expansao populacional, sendo diretamente proporcional à disponibilidade de recursos naturais naquele ambiente. Se abrangermos esse conceito, mais uma vez nosso planeta dificilmente se sustentaria! Em comunidades de animais 'irracionais', a pouca disponibilidade de recursos gera por muitas vezes competições intra e interespecificas, o que gera por vezes extinções! No nosso caso, seres humanos, provavelmente essa disponibilidade restrita de alimentos e diversos outros recursos geraria conflitos de todos os tipos. As guerras seriam portanto INEVITÁVEIS. Assim chegariamos a um fim! E posteriormente, (talvez) a um novo recomeço!

    Mas isso eh so a minha humilde opiniao! Espero ter respondido satisfatoriamente! Abraçs...

    EDUARDO DE MORAES \,,/_

    ResponderExcluir
  5. https://www.yahwehgames.com.br/Jogos-em-midia-digital-ps3

    ResponderExcluir