Pesquise no BioLoukos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

BioLoukos em Belém - PA


Olá pessoal, como vão as coisas? Bem, vou logo dar aqui algumas explicações do porque de passsarmos tantos dias sem postar nada. Bem, quano a Rita, acredito que ela esteja bastante ocupada esses dias. Sácomé neh... Quanto a mim, o motivo da ausência é também o motivo desta postagem. Durante essa semana passada, mais especificamente dos dias 16 a 20, estive em Belém do Pará, numa visita técnica proporcionada pelo nosso glorioso IFPI. Acompanhados pelos professores Francisco Brito e Diniz Sobrinho, nosso grupo formado por cerca de 23 pessoas, com alunos do 5º e 7º mód., saiu na segunda-feira (16) rumo ao estado do Pará. Após uma LONGA viagem (17 horas pra ser mais exato), chegamos ao nosso destino. Após estarmos devidamente instalados, aglomerados, remanejados para onde deu no IFPA, e com a chegada da noite fomos conhecer um pouco da cidade. Primeiro fomos ao Porto das Ocas, local muito bonito (mas também não muito barato!! kkkk...) e com atrações bem interessantes, como algumas peças de antiguidade que ficam expostas no museu do porto. Depois fomos conhecer o Mercado Ver-O-Peso, ponto turístico bastante conhecido. Lá, fomos apresentados às comidas típicas da região, como o Tacacá.
Brito e Diniz
Antiguidades - Porto da Ocas
Ver-O-Peso
Tacacá


Por ser a noite, não pudemos conferir uma variedade muito grande dos produtos do mercado. Vale lembrar que como toda cidade grande, Belém também oferece alguns riscos aos turistas... No nosso caso, passamos por uma situação digamos assim, "tensa", com um meliante fazendo ameaças a um dos nossos. Enfim, #FIKADIK: Cuidado nunca é demais!

No dia seguinte, bem cedo fomos conhecer o alvo principal de nossa visita: O Museu Paraense Emilio Goeldi. Pudemos conhecer o Zoobotanico do museu, uma área preservada e que abriga diversas espécies de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, alguns como fauna livre. Dentre os que viviam em cativeiro vimos Araras-Vermelhas, Jacarés, Tartarugas-da-Amazônia, Ariranhas, Macacos-Aranha, Onças Pintadas e muito mais. Apesar de ser um espaço relativamente pequeno e precisar de muitas melhorias, o Zoobotanico do MPEG é exuberante e encantador.

Charanga reunida!!! \o/\o/\o/
Caixa Entomológica
Iguana Verde
Tartaruga-da-Amazônia
Onça Pintada

No dia seguinte, fomos ao Centro de Pesquisa do museu. Neste outro local, pudemos conhecer o acervo de espécimes taxidermizados (empalhados) e de espécimes em meio líquido, que são aqueles conservados em álcool e formol. O centro possui uma enorme variedade de espécimes, principalmente de aves e herpetofauna (anfíbios e répteis). Tivemos a oportunidade de ver o exato momento da taxidermização de uma ave de pequeno porte. Também conhecemos Coleção Herpetológica Osvaldo Rodrigues da Cunha, inclusive com alguns exemplares piauienses fazendo parte do acervo [\o/], embora a coleção como um todo seja voltada para espécimes da Região Amazônica.




Taxidermização de uma ave.
Os machos são de coloração exuberante, enquanto as fêmeas apresentam coloração  acinzentada.
  

Mas como tudo que é bom dura pouco, tivemos que voltar na tarde do dia 19. Como se não bastasse a demora da ida (as 17 horas anteriormente citadas), o destino aliado a um "pequeno descuido" dos nossos motoristas nos fez mudar nossa trajetória original, o que nos custou um atraso de mais 6,5 horas... Pois é, passamos quase 24 HORAS na viajem de volta!! ¬¬' Felizmente chegamos sãos e salvos por volta das 15 horas do dia 20.

Bom, a conclusão dessa aventura é extremamente positiva!! Tivemos a oportunidade de conhecer novos lugares, novos hábitos e costumes... Além de conhecermos de perto um pouco da tão exuberante Fauna e Flora amazônica. É isso! Por hoje é só e até mais! ^^ 

>>Mais fotos da nossa viajem<<
Charanga no Busão!!
Os "Éguas"
Chegada no ZooBotanico

Filipe, Tainá, Eu e Lauana

Isabel e Jodson

Besouro Rinoceronte

Bufo marinus

David e suas loucuras...

As belezas do Piauí!! hehehe...




POSTADO por EDUARDO SOUSA  d-.-b

4 comentários:

  1. Essas viagens são sempre muito massa! Pow... e pelo visto foi show! É o que há de melhor na biologia! rsrsr...

    ResponderExcluir
  2. massa, conheceram um pouco da amazonia ein!
    abcs!

    ResponderExcluir
  3. Rpz, foi show de bola.... incrivel! Só nos mostrou na pratica um pouco da riqueza de fauna e flora da nosas amazonia!!

    Eduardo Sousa d-.-b

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vcs vieram conhecer o MPEG..Espero ver alguns de voces aqui fazendo mestrado e doutorado..

    Por favor, passem meu email para o Diniz

    marceliabasto@gmail.com

    Abraços a todos..

    ResponderExcluir