Pesquise no BioLoukos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Biólogo na Praça (por Jair Feitosa)

Olá pessoár... Hoje vou deixar v6 com um belo post do nosso colega blogger Jair Feitosa (http://jairfeitosa.blogspot.com/). O Jair é professor de filosofia do IFPI Campus Floriano e tambem tem um blog muito legal. Confiram!! Agr, vamos ao que interessa... BioLoukos IFPI apresenta:

O Biólogo na Praça (por Jair Feitosa)

Foi dia 26/04/2011 no auditório do IFPI - Campus Floriano a apresentação do Projeto "A biologia na praça: O papel do professor de biologia na construção dos saberes." A iniciativa é do grupo de professores DINIZ SOBRINHO (Biólogo), LUIZ BONFIM e IARA NOLÊTO (Pedagogos).

Como orientador no projeto estou reescrevendo um texto sobre Educação Ambiental e sua relação com a educação ética em vista de ressaltar a necessidade da internalização de valores que visem mudanças no modo como nos relacionamos com o que nos proporciona a existência em sua forma primoridal: a natureza.

Após a presentação sucinta do projeto feita pelo professor DINIZ tivemos uma palestra (Educação Ambiental e Cultura Popular) com o professor WILSON SERAINE – Professor de Física, Diretor do Anglo Diferencial e professor no IFPI - Teresina.

Abaixo pode-se ler agora um resumo das atividades e os fundamentos do projeto.


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPI Campus Floriano.
CURSO: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Projeto: A BIOLOGIA NA PRAÇA: O PAPEL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES.

FLORIANO – PIAUÍ - 2011

ÁREA TEMÁTICA: EXTENSÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA.

ÓRGÃOS ENVOLVIDOS: IFPI – Campus de Floriano e Comunidade de Floriano-PI

PÚBLICO ALVO: População de Floriano

PROFESSORES ORIENTADORES: Francisco Diniz , Francisco de Brito, Michelle Mara, Thiago Cabral, Iara Nolêto, Luiz Bonfim e Vilani Vasconcelos.

DURAÇÃO ESTIMADA: Dois meses

INTRODUÇÃO: O INSTITUTO FEDERAL do PIAUÍ, campus Floriano busca uma construção coletiva do aprendizado, onde envolva o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados que respondam às necessidades da vida contemporânea e que estes saberes precisam alcançar de modo direto a sociedade. Na área de Ciências Biológicas o aprendizado deve ser contínuo, possibilitando o exercício de reflexões, intervenções e julgamentos práticos.

O trabalho de extensão universitária possibilita uma interação dessa instituição de ensino, e em especial, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com a população fora dos muros do campus, Possibilitando que Os conhecimentos e tecnologias que, muitas vezes, passam despercebidos no seu cotidiano obtenham resultados práticos . Com isso, o aluno, futuro professor, o professor e a comunidade de Floriano, comecem a perceber que as ciências fazem parte da nossa vida de uma forma geral e não apenas dentro de uma sala de aula.

JUSTIFICATIVA: O mundo de hoje exige que sejamos cidadãos participantes, conscientes dos problemas, autônomos, capazes de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, devendo não somente perceber a realidade, como também participar e interferir, avaliando e identificando os problemas a fim de propor soluções. Para tanto, O movimento estudantil brasileiro nos últimos tempos vem passando por um processo de reestruturação e construindo uma forma alternativa de atuação política, por isso, foi criado o movimento nacional da biologia(MNBio) no âmbito dos encontros nacionais dos estudantes de biologia( ENEB). Esse movimento é apartidário, desvinculado de qualquer entidade estudantil, e baseado na integração e na participação. Nestes encontros procura-se tomar decisões consensuais, e uma das formas de atuação defendidas pelo MNBio, é a ação direta social, ou seja, deveriam ocorrer atividades de natureza extensionista fora dos muros das instituições de ensino. Para tanto, o grande desafio do INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ tem sido estabelecer a interdisciplinaridade e, contextualizar o conhecimento e propagá-lo, evitando a fragmentação dos conteúdos, tornando-o significativo para o aprendiz e a comunidade não acadêmica.

Neste contexto, é necessário que se construa uma ação direta conjunta na semana de meio ambiente na cidade de Floriano, atividades que divulguem o papel do professor de biologia na sociedade.

Objetivos:

Geral: Ampliar e divulgar os conhecimentos da licenciatura em Ciências Biológicas tornando-a de conhecimento público, contribuindo para a formação cultural, educacional e para o desenvolvimento regional.

Específicos: Colaborar para que a profissão do Professor de biologia tenha um maior reconhecimento social.


Contribuir para atuar na mudança de comportamento humano face ao uso dos recursos didáticos que visam a preservação e conservação dos ambientes naturais proporcionando qualificação e uma melhor gestão dos ecossistemas;

Compreender os processos ecológicos básicos e as diferenças funcionais entre os ecossistemas naturais conservados;

Disseminar informações sobre a biologia através de ações de educação, comunicação científica e;

Elaborar projetos que possam orientar a estruturação e a sustentabilidade dos ecossistemas;

Proporcionar aos acadêmicos um contato com uma sociedade que executa atividades científicas em várias áreas do conhecimento das ciências biológicas.

Buscar conhecimentos e informações que sirvam de alicerce para idealizar e implementar projetos de pesquisa na região de Floriano e Médio Parnaíba, que permitam um intercâmbio permanente com a comunidade.

METODOLOGIA: A amostra será realizada na cidade de Floriano – Pi, A cerca de 240 Km de Teresina, na praça Doutor Sebastião Martins, local de muito trânsito de pedestres. O Biologia na praça foi pensado como uma atividade de divulgação do papel do professor de biologia na sociedade. Serão recebidas inscrições de alunos e professores interessados de montar e ocupar os estandes no dia do evento, mostrando de várias formas a produção científica no seu dia a dia, ou seja, nos laboratórios de pesquisa ou fora deles e na sala de aula.



POSTADO por EDUARDO SOUSA  d-.-b

2 comentários:

  1. Olá BioLoukos.

    Fiquem à vontade para divulgar as informações que posto no meu Blogue. Façam como sempre fizeram, deem o crédito. No mais quero dizer que esse projeto terá grande relevância. Pena que em educação o que se faz quase nunca apresenta um resultado imediato. Fica para as próximas gerações, mas que será feito também com essa perspectiva.

    Um abraço.

    Jair Feitosa.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jair,
    Já que é assim ficamos muito gratos! Sempre que possivel publicaremos aqui no blog mais algumas das suas matérias! Abraçs e volte sempre!

    ResponderExcluir