Pesquise no BioLoukos

terça-feira, 5 de abril de 2011

O jeans e o Meio Ambiente

Iodice, Levi's, Colcci, Dopping, Vide Bula, Prada, Carmin... Todas essas são marcas de fabricantes de um mesmo produto que caiu no gosto popular e é atualmente um item indispensável no guarda-roupas de qualquer pessoa: O JEANS!

Peças de jeans são artigos de confecção têxtil destinado ao vestuário que usam como matéria-prima tecidos Denim. Muito populares na atualidade, as calças jeans evoluíram com o tempo e hoje são indispensáveis no mundo da moda. Tudo começou quando um século atrás Levi-Strauss criou roupas resistentes para mineiros nos Estados Unidos.
No início foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.
A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.

Mas este não é um blog sobre moda, não é verdade!? Meu objetivo hoje é mostrar a v6 que o jeans pode ser também um aliado do Meio Ambiente. E para que isso aconteça basta que mudemos alguns velhos hábitos, por exemplo, lavá-lo com menos frequência! É, eu sei que para alguns isso pode ser uma proposta um tanto quanto "suja", no sentido literal da palavra, mas se vc parar pra pensar, quanto de água vc gasta pra lavar uma peça de jeans? E quantas vezes por semana vc lava essa mesma peça? Foi pensando em respostas para essas perguntas que o jovem canadense JOSH LE, da Universidade de Alberta,  descobriu que não é necessário lavar o jeans com tanta frequência. A experiência de Josh foi a seguinte: "Ele usou a mesma calça jeans durante 15 meses e uma semana - sem mandá-la nenhuma vez para a lavanderia. Depois de todo este tempo cultivando sujeira, Le submeteu a calça a uma contagem bacteriana. O resultado foi surpreendente. Esperando encontrar bactérias associadas ao intestino grosso, se surpreendeu com sua total ausência. Só bactérias mais comuns de pele fora encontradas."
JOSH LE, o "cascão" canadense.
As bactérias encontradas não ofereciam nenhum risco ao corpo de Josh, pois tinham sido depositadas lá por ele mesmo. Além disso, a experiência comprovou que os níveis de bactérias antes e depois da lavagem eram semelhantes, ou seja, a quantidade de bactérias no jeans do estudante não era alarmante mesmo tendo sido submetido a um período tão longo sem lavagem.

Sendo assim, Josh quebrou o mito de que é preciso lavar as peças de jeans constantemente. Se adotássemos a mesma posição que ele poderíamos evitar o desperdício de litros e litros de água, sem contar que não estaríamos poluindo o nosso meio com produtos provenientes da lavagem. Mudança de hábitos: é assim que se começa.
Então, #FIKDIK: Que tal lavar menos o seu jeans??

Dica do Revista Sustentabilidade
POSTADO por EDUARDO SOUSA  d-.-b

3 comentários:

  1. Cara, coincidencia ou não, só lavo as minhas quando estão em estado deplorável... Va lá, talvez seja preguiça, mas mesmo assim é uma economia de energia.
    abcs

    ResponderExcluir
  2. Eita, Eduardo, tá usando como desculpa pra não lavar a calça, né? Brinks..tá certo, jeans aguenta muito tempo sem lavar...mas vá lá...15 meses podia não tá sujonaaa, mas certamente tava fedendo...além do agravante que temos aqui: o calor
    ahsuhaus

    Rita Santana

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, já que o maior problema ambiental de um jens não está na fase da produção e sim na fase de uso. Lavar menos, secar ao ar livre, não passar e não usar produtos químicos que contenham tóxicos: a melhor forma de agir ecologicamente.

    Camila Doubek - Universidade do Senac

    ResponderExcluir